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dc.creatorGimenes, Marcus Dias-
dc.date.accessioned2024-09-26T13:21:23Z-
dc.date.available2024-09-26T13:21:23Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationGIMENES, Marcus Dias. Ferramentas didáticas para o(a) professor(a) designado(a) de Minas Gerais. Ensino de História, Mundos do Trabalho e Patrimônio Cultural em Uberlândia. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.436.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43500-
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the precarious conditions of temporary contracts for History teachers in public state schools in Uberlândia/Minas Gerais and to develop didactic tools to help them work with important themes in High School education more effectively. To achieve this, it criticizes the neoliberal mercantilist-privatist public policies that have emerged since the 1990s, which seek to undermine public education and favor Civil Society Organizations. Given that these professionals do not have sufficient time for lesson planning, it is necessary to have supporting material that is easily accessible and well-organized to assist them in planning their classes and, consequently, to prioritize the quality of education. The intended didactic material focuses on heritage education, aiming to establish a connection between History, memory, heritage, and important topics taught in High School. Methodologically, in the initial stage, a bibliographic survey is conducted on the working conditions of temporary teachers, in dialogue with the current legislation in the State of Minas Gerais. Subsequently, the proposal for didactic material is developed so that teachers can work with the concept of historical and cultural heritage of the city of Uberlândia, starting from the history of one of the city's first neighborhoods, the Patrimônio Neighborhood. The work concludes that the undermining of the work of public education in the state of Minas Gerais holds a resemblance to the living conditions of the previously enslaved in the post-abolition period, despite the chronological distance and historical contexts that separate them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory Educationpt_BR
dc.subjectEspaços de memóriapt_BR
dc.subjectSpaces of Memorypt_BR
dc.subjectSaberes e mundos do trabalhopt_BR
dc.subjectMemory and Identitypt_BR
dc.subjectProfessor designadopt_BR
dc.subjectDesignated Teacherpt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectPrecariousness of workpt_BR
dc.subjectUberlândia/Minas Gerais.pt_BR
dc.subjectUberlândia/Minas Gerais.pt_BR
dc.titleFerramentas didáticas para o(a) professor(a) designado(a) de Minas Gerais. Ensino de História, Mundos do Trabalho e Patrimônio Cultural em Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeTeaching tools for teachers hired in Minas Gerais. Teaching History, Worlds of Work and Cultural Heritage in Uberlândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Mara Regina do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310487474847634pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Jean Luiz Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300258713505621pt_BR
dc.contributor.referee2Nicolini, Cristiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3877723227851587pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4369697169956422pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva refletir sobre as condições precárias dos contratos temporários de docentes de História das escolas públicas estaduais em Uberlândia/Minas Gerais e desenvolver ferramentas didáticas para auxiliá-los(as) a trabalhar com mais qualidade temas importantes no Ensino Médio. Para isso, critica as políticas públicas neoliberais mercantilistas-privativistas que surgiram na década de 90 do século XX que procuram sucatear a educação pública e favorecer as Organizações da Sociedade Civil. Posto que esse(a) profissional não possui tempo hábil para o planejamento de suas aulas, é necessário ter um material de apoio de fácil acesso e bem organizado para lhe servir de suporte no planejamento de suas aulas e, por conseguinte, primar pela qualidade da educação. O material didático volta-se para o ensino patrimonial, a fim de estabelecer uma relação entre História - memória - patrimônio e temas importantes ministrados no Ensino Médio. Metodologicamente, no primeiro momento é realizado um levantamento bibliográfico sobre as condições de trabalho do(a) professor(a) temporário(a), dialogando com a legislação vigente no Estado de Minas Gerais. Em seguida, desenvolve-se a proposta de um material didático para que os(as) professores(as) possam trabalhar com conceito de patrimônio histórico e cultural da cidade de Uberlândia, a partir da história de um dos primeiros bairros da cidade, o Bairro Patrimônio. Conclui-se que a precarização do trabalho docente no Estado de Minas Gerais guarda semelhanças com as condições de vida de ex-escravizados no pós-abolição, apesar da distância temporal e contextos históricos que os separam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration107pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.436pt_BR
dc.orcid.putcode168397747-
dc.crossref.doibatchid55984a00-6793-4f2f-bd6d-08954d5305cf-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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