Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43495
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-5033-2589
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Rekishido - ensinando a história do Japão ao longo dos caminhos de Ghost of Tsushima
Título (s) alternativo (s): Rekishido - teaching Japan history through the ways of Ghost of Tsushima
歴史道 - ghost of Tsushima の道を通して日本史を教える (Rekishidou - Ghost of Tsushima no michi o toushite nipponshi o oshieru)
Autor: Bueno, Pablo Lacerda
Primer orientador: Luz, Guilherme Amaral
Primer miembro de la banca: Noronha, Gilberto Cézar de
Segundo miembro de la banca: Aguiar, José Otávio
Resumen: O presente trabalho aborda a História do Japão a partir de um jogo eletrônico denominado Ghost of Tsushima, com ênfase na prática de se ensinar jogando. Também nele se busca compreender a linguagem do jogo e da prática social do jogador, bem como discutir a importância do conteúdo asiático que não é veiculado no currículo da educação básica e a importância que os jogos podem ter neste sentido ao articular o ensino de história com estes outros espaços não-escolares, como os produtos digitais voltados ao entretenimento. Apoia-se na perspectiva da autoetnografia como base da metodologia. A dimensão propositiva materializa-se em um canal de YouTube composto por vídeos no formato de gameplay comentado e sua estrutura se divide na exposição da história do Japão e da filosofia bushidō contextualizadas no ambiente do jogo, contando com a análise de anacronismos e estereótipos a fim de conscientizar os espectadores, trabalhando sua narrativa em diálogo com produções de diferentes naturezas e, por fim, valorizando a cultura asiática.
Abstract: This work addresses the History of Japan from an electronic game called Ghost of Tsushima, with an emphasis on the practice of teaching through play. It also seeks to understand the language of the game and the player's social practice, as well as discussing the importance of Asian content that is not conveyed in the basic education curriculum and the importance that games can have in this sense when articulating the teaching of history with these other non-school spaces, such as digital products aimed at entertainment. It relies on the perspective of autoethnography as the basis of the methodology. The propositional dimension materializes in a YouTube channel composed of videos in the format of commented gameplay and its structure is divided into the exposition of the history of Japan and bushidō philosophy contextualized in the game environment, relying on the analysis of anachronisms and stereotypes to raise awareness among viewers, working its narrative in dialogue with productions of different natures and, finally, valuing Asian culture.
Palabras clave: Ensino de História
Jogos Eletrônicos
Gameplay
Japão
Samurai
Bushido
Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
History Teaching
Electronic Games
Japan
Historical Knowledge at Different Memory Spaces.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Tema: História
Japão - História - Séc. XX
Jogos eletrônicos - Japão
História - Estudo e ensino - Japão
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: BUENO, Pablo Lacerda. Rekishido: ensinando a história do Japão ao longo dos caminhos de Ghost of Tsushima. 2024. 287 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.52.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.52
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43495
Fecha de defensa: 28-feb-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RekishidoEnsinandoHistória.pdfDissertação5.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons