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dc.creatorBueno, Pablo Lacerda-
dc.date.accessioned2024-09-26T12:27:33Z-
dc.date.available2024-09-26T12:27:33Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationBUENO, Pablo Lacerda. Rekishido: ensinando a história do Japão ao longo dos caminhos de Ghost of Tsushima. 2024. 287 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.52.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43495-
dc.description.abstractThis work addresses the History of Japan from an electronic game called Ghost of Tsushima, with an emphasis on the practice of teaching through play. It also seeks to understand the language of the game and the player's social practice, as well as discussing the importance of Asian content that is not conveyed in the basic education curriculum and the importance that games can have in this sense when articulating the teaching of history with these other non-school spaces, such as digital products aimed at entertainment. It relies on the perspective of autoethnography as the basis of the methodology. The propositional dimension materializes in a YouTube channel composed of videos in the format of commented gameplay and its structure is divided into the exposition of the history of Japan and bushidō philosophy contextualized in the game environment, relying on the analysis of anachronisms and stereotypes to raise awareness among viewers, working its narrative in dialogue with productions of different natures and, finally, valuing Asian culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectJogos Eletrônicospt_BR
dc.subjectGameplaypt_BR
dc.subjectJapãopt_BR
dc.subjectSamuraipt_BR
dc.subjectBushidopt_BR
dc.subjectSaberes Históricos em Diferentes Espaços de Memóriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectElectronic Gamespt_BR
dc.subjectJapanpt_BR
dc.subjectHistorical Knowledge at Different Memory Spaces.pt_BR
dc.titleRekishido - ensinando a história do Japão ao longo dos caminhos de Ghost of Tsushimapt_BR
dc.title.alternativeRekishido - teaching Japan history through the ways of Ghost of Tsushimapt_BR
dc.title.alternative歴史道 - ghost of Tsushima の道を通して日本史を教える (Rekishidou - Ghost of Tsushima no michi o toushite nipponshi o oshieru)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Luz, Guilherme Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353039068392210pt_BR
dc.contributor.referee1Noronha, Gilberto Cézar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/141315732290854pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, José Otávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106694267459903pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4060034413415205pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a História do Japão a partir de um jogo eletrônico denominado Ghost of Tsushima, com ênfase na prática de se ensinar jogando. Também nele se busca compreender a linguagem do jogo e da prática social do jogador, bem como discutir a importância do conteúdo asiático que não é veiculado no currículo da educação básica e a importância que os jogos podem ter neste sentido ao articular o ensino de história com estes outros espaços não-escolares, como os produtos digitais voltados ao entretenimento. Apoia-se na perspectiva da autoetnografia como base da metodologia. A dimensão propositiva materializa-se em um canal de YouTube composto por vídeos no formato de gameplay comentado e sua estrutura se divide na exposição da história do Japão e da filosofia bushidō contextualizadas no ambiente do jogo, contando com a análise de anacronismos e estereótipos a fim de conscientizar os espectadores, trabalhando sua narrativa em diálogo com produções de diferentes naturezas e, por fim, valorizando a cultura asiática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration287pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.52pt_BR
dc.orcid.putcode168397743-
dc.crossref.doibatchid02fcf5da-2524-4de2-9f55-17683b16b872-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoJapão - História - Séc. XXpt_BR
dc.subject.autorizadoJogos eletrônicos - Japãopt_BR
dc.subject.autorizadoHistória - Estudo e ensino - Japãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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