Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43470
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7973-9274
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os impactos da lógica capitalista no tempo livre dos professores na atualidade
Título(s) alternativo(s): The impacts of capitalist logic on teachers’ free time today
Autor(es): Silva, Andréia Pires da
Primeiro orientador: Lucena, Carlos Alberto
Primeiro membro da banca: Brettas, Anderson Clayton Ferreira
Segundo membro da banca: Mello, Fábio Mansano de
Terceiro membro da banca: França, Robson Luiz de
Quarto membro da banca: Morais, Sérgio Paulo
Resumo: Esta pesquisa analisou as contradições do tempo livre docente na atualidade. Esta investigação utilizou uma abordagem qualitativa, explicativa e bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Para o levantamento bibliográfico, foi realizada uma consulta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) e, a partir dela, foram selecionadas Dissertações de Mestrado e Teses de doutorado que discutem o tempo livre dos professores. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o tempo livre docente sob a ótica das teorias marxistas, compreendendo como as relações de trabalho e as estruturas sociais influenciam na disponibilidade de tempo para atividades não laborais. Ademais, buscou-se identificar os impactos do tempo livre na qualidade de vida e no desempenho profissional docente. Para compreender os dados coletados, foram utilizados estudos sobre análise de conteúdo de Bardin (2011), bem como fundamentos e princípios teóricos marxistas. Assim, esta pesquisa se dedicou a explorar as ideias centrais presentes nas dissertações e teses sobre o tema, buscando elucidar o sentido e a importância do tempo livre como direito conquistado ao longo da história por meio de lutas e movimentos sociais. Além disso, investigou-se profundamente o tempo livre docente como objeto de estudo no cenário acadêmico brasileiro, examinando suas diferentes facetas em diversos contextos, e apontando tanto as possibilidades quanto os limites presentes neste campo de pesquisa. Nesse sentido, defendemos a tese, após leitura e interpretação das teses e dissertações sobre o tema, de que o tempo livre docente é incorporado pelo capital como forma de exploração de seu trabalho imaterial, gerando, assim, condições precárias para o exercício da profissão e o trato com a ciência.
Abstract: This research analyzed the contradictions of teacher´s free time today. This investigation used a qualitative, explanatory and bibliographical approach of the kind "state of the art" or of the knowledge. For the bibliographic survey, a query was carried out in the Brazilian Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) of the Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) and thereby Master's and Doctorates papers that discussed teachers' free time was selected. The general objective of this research was to analyze teachers' free time from the perspective of Marxist theories, understanding how labor relations and social structures influence the availability of time for non-work activities. In addition, identifying the impacts of free time on teachers' quality of life and professional performance was sought. To understand the data collected, studies on content analysis by Bardin (2011), as well as Marxist theoretical foundations and principles were used. Thus, this research was dedicated to exploring the central ideas present in dissertations and theses on the subject, while seeking to elucidate the meaning and significance of free time as a right conquered throughout history by means of struggles and social movements. In addition, this study thoroughly investigated teachers' free time as an object of study within the Brazilian academic scenario, examining its different facets in various contexts, and pointing out both the possibilities and the limits present in this field of research. Accordingly, we defend the thesis, after reading and interpreting the theses and dissertations on the subject, that teachers' free time is incorporated by capital as a form of exploitation of their immaterial labor, thus generating precarious conditions for the exercise of the profession and the dealing with science.
Palavras-chave: Capitalismo
Professores
Tempo de trabalho
Tempo livre dos professores
Capitalism
Teachers
Working time
Teachers free time
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Andréia Pires da. Os impactos da lógica capitalista no tempo livre dos professores na atualidade. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.649.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.649
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43470
Data de defesa: 8-Ago-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactosLógicaCapitalista.pdfTese8.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.