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dc.creatorSilva, Andréia Pires da-
dc.date.accessioned2024-09-23T19:17:24Z-
dc.date.available2024-09-23T19:17:24Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.citationSILVA, Andréia Pires da. Os impactos da lógica capitalista no tempo livre dos professores na atualidade. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.649.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43470-
dc.description.abstractThis research analyzed the contradictions of teacher´s free time today. This investigation used a qualitative, explanatory and bibliographical approach of the kind "state of the art" or of the knowledge. For the bibliographic survey, a query was carried out in the Brazilian Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) of the Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) and thereby Master's and Doctorates papers that discussed teachers' free time was selected. The general objective of this research was to analyze teachers' free time from the perspective of Marxist theories, understanding how labor relations and social structures influence the availability of time for non-work activities. In addition, identifying the impacts of free time on teachers' quality of life and professional performance was sought. To understand the data collected, studies on content analysis by Bardin (2011), as well as Marxist theoretical foundations and principles were used. Thus, this research was dedicated to exploring the central ideas present in dissertations and theses on the subject, while seeking to elucidate the meaning and significance of free time as a right conquered throughout history by means of struggles and social movements. In addition, this study thoroughly investigated teachers' free time as an object of study within the Brazilian academic scenario, examining its different facets in various contexts, and pointing out both the possibilities and the limits present in this field of research. Accordingly, we defend the thesis, after reading and interpreting the theses and dissertations on the subject, that teachers' free time is incorporated by capital as a form of exploitation of their immaterial labor, thus generating precarious conditions for the exercise of the profession and the dealing with science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTempo de trabalhopt_BR
dc.subjectTempo livre dos professorespt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectWorking timept_BR
dc.subjectTeachers free timept_BR
dc.titleOs impactos da lógica capitalista no tempo livre dos professores na atualidadept_BR
dc.title.alternativeThe impacts of capitalist logic on teachers’ free time todaypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554910126433226pt_BR
dc.contributor.referee1Brettas, Anderson Clayton Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123425845213618pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Fábio Mansano de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5659082125503319pt_BR
dc.contributor.referee3França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee4Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9046123523241950pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou as contradições do tempo livre docente na atualidade. Esta investigação utilizou uma abordagem qualitativa, explicativa e bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Para o levantamento bibliográfico, foi realizada uma consulta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) e, a partir dela, foram selecionadas Dissertações de Mestrado e Teses de doutorado que discutem o tempo livre dos professores. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o tempo livre docente sob a ótica das teorias marxistas, compreendendo como as relações de trabalho e as estruturas sociais influenciam na disponibilidade de tempo para atividades não laborais. Ademais, buscou-se identificar os impactos do tempo livre na qualidade de vida e no desempenho profissional docente. Para compreender os dados coletados, foram utilizados estudos sobre análise de conteúdo de Bardin (2011), bem como fundamentos e princípios teóricos marxistas. Assim, esta pesquisa se dedicou a explorar as ideias centrais presentes nas dissertações e teses sobre o tema, buscando elucidar o sentido e a importância do tempo livre como direito conquistado ao longo da história por meio de lutas e movimentos sociais. Além disso, investigou-se profundamente o tempo livre docente como objeto de estudo no cenário acadêmico brasileiro, examinando suas diferentes facetas em diversos contextos, e apontando tanto as possibilidades quanto os limites presentes neste campo de pesquisa. Nesse sentido, defendemos a tese, após leitura e interpretação das teses e dissertações sobre o tema, de que o tempo livre docente é incorporado pelo capital como forma de exploração de seu trabalho imaterial, gerando, assim, condições precárias para o exercício da profissão e o trato com a ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration164pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.649pt_BR
dc.orcid.putcode168141020-
dc.crossref.doibatchid55984a00-6793-4f2f-bd6d-08954d5305cf-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Educação

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