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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43438
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1330-3994 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Em busca de ser decolonial: rupturas e deslocamentos de uma professora de inglês a partir do Programa Escola em Casa |
Alternate title (s): | In search of being decolonial: ruptures and displacements of an English teacher from the Escola em Casa Program |
Author: | Martins, Suéllen Flauzina |
First Advisor: | Ribas, Fernanda Costa |
First member of the Committee: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Second member of the Committee: | Tagata, William Mineo |
Third member of the Committee: | Ono, Fabrício Tetsuya Parreira |
Fourth member of the Committee: | Nascimento, Ana Karina de Oliveira |
Summary: | O objetivo da presente pesquisa residiu em investigar minha atuação como professora de língua inglesa na produção de videoaulas de língua inglesa no Programa Escola em Casa, sob lentes decoloniais. A pesquisa é de caráter qualitativo, interpretativista e autoetnográfica para analisar minha trajetória, compreendendo a dualidade de ser o pesquisador/pesquisado (Pardo, 2019) e entendendo também o desnudamento e exposição das minhas práticas (Ono, 2018). Sob uma ótica decolonial, minhas reflexões se baseiam em autores como Quijano (2005, 2010), Mignolo (2011, 2013), Walsh (2013, 2018), Dussel (2000), Maldonado-Torres (2008), Menezes de Souza (2019, 2022), dentre muitos outros. Todavia, foram considerados autores que, mesmo sem mencionarem explicitamente o conceito de decolonialidade, oferecem perspectivas críticas para esta área, como Freire (2008, 2013), Bispo dos Santos (2008, 2023), Bento (2022) e Pinheiro (2023). Esta pesquisa envolveu a análise de múltiplos elementos. Foram analisadas 36 aulas do Programa Escola em Casa, em suas versões bruta e editada, as quais foram elaboradas por mim. Além disso, foram considerados diários reflexivos elaborados por mim durante minha participação no Programa, bem como entrevistas com professores de inglês que participaram do referido Programa. A análise de dados demonstrou as (im)possibilidades de uma postura decolonial nas videoaulas de língua inglesa. Isso incluiu não apenas as dificuldades gerais enfrentadas pela maioria dos profissionais da educação e pela população em geral durante a pandemia, mas também os desafios específicos associados ao Programa Escola em Casa. No entanto, foi possível identificar também os esforços embrionários de uma perspectiva decolonial nas videoaulas. Ademais, foram identificadas as muitas colonialidades que me constituem, incluindo a ênfase em uma abordagem tradicional de ensino de línguas, que tende a invisibilizar culturas marginalizadas. Destaco, ainda, a descoberta da branquitude em minha própria identidade, um aspecto que não era antecipado em minhas análises iniciais. Paralelamente, amparada nos estudos decoloniais, analisei minha trajetória como professora de língua inglesa em diferentes papéis de atuação e identifiquei como as perspectivas de língua e ensino de inglês foram se transformando, em meio a conflitos e paradoxos. Minha trajetória revelou uma urgência em adotar uma perspectiva decolonial, especialmente no contexto da escola pública, que percebo como um espaço de resistência. No entanto, também evidenciou a extensão do caminho a ser percorrido, destacando a necessidade de compreender minha própria incompletude nesse processo. |
Abstract: | The objective of this research is to investigate my role as an English teacher in the production of English video classes in the program called Escola em Casa, under decolonial lenses. I rely on autoethnographic, interpretative, qualitative research to analyze my trajectory, understanding the duality of being the researcher/researched (Pardo, 2019) and also understanding the exposure of my practices (Ono, 2018). From a decolonial perspective, my reflections are based on authors such as Quijano (2005, 2010), Mignolo (2011, 2013), Walsh (2013, 2018), Dussel (2000), Maldonado-Torres (2008), Menezes de Souza (2019, 2022), among many others. I also mention authors who offer critical perspectives for this area, even without explicitly mentioning the concept of decoloniality, such as Freire (2008, 2013), Bispo dos Santos (2015, 2023), Bento (2022), and Pinheiro (2023). This research study involves an analysis of multiple elements. Thirty-six lessons from the Escola em Casa Program were analyzed, in their raw and edited versions, which were designed by me. In addition, reflective journals I wrote during my participation in the Program were considered, as well as interviews with English teachers who participated in the same Program. Data analysis demonstrated the (im)possibilities of a decolonial attitude in English language video lessons. This included not only the general difficulties faced by most education professionals and the general population during the pandemic, but also the specific challenges associated with the Program Escola em Casa. However, it was also possible to identify the initial efforts of a decolonial perspective in the video lessons. Furthermore, the many colonialities that constitute me were identified, including the emphasis on a traditional approach to language teaching, which tends to make marginalized cultures invisible. I also highlight the discovery of whiteness in my own identity, an aspect that was not anticipated in my initial analyses. At the same time, supported by decolonial studies, I analyzed my trajectory as an English language teacher when performing different roles and identified how my perspectives of language and English teaching were transformed, amid conflicts and paradoxes. My trajectory revealed an urgency to adopt a decolonial perspective, especially in the context of public schools, which I see as a space of resistance. However, it also demonstrated the lengthy path to be covered, highlighting the need to understand my own incompleteness in this process. |
Keywords: | Autoetnografia Autoethnography Decolonialidade Decoloniality Ensino de inglês English teaching Escola pública Public schools Pandemia Pandemic |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Subject: | Linguística Professores de inglês Educação - Programas de atividades Língua inglesa - Gravação em vídeo |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | MARTINS, Suéllen Flauzina. Em busca de ser decolonial: rupturas e deslocamentos de uma professora de inglês a partir do Programa Escola em Casa. 2024. 212 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.555. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.555 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43438 |
Date of defense: | 10-Jul-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Estudos Linguísticos |
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