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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43431
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-4778-9656 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A formação continuada de professores/as da educação infantil e o processo de construção do referencial curricular da Rede Municipal de Ensino de Itumbiara-GO (2015-2022) - utopia e distopias |
Título(s) alternativo(s): | The continuing training of early early education teachers and the process of construction of the curricular reference of the Municipal Education Network of Itumbiara-GO (2015-2022) - utopia and dystopias |
Autor(es): | Machado, Lia Batista |
Primeiro orientador: | Borges, Maria Célia |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Fernando Iídio da Silva da |
Segundo membro da banca: | Richter, Leonilce Matilde |
Resumo: | A presente pesquisa é resultado de uma investigação em nível de Mestrado, inserida na linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A pesquisa problematiza: Como ocorreu a formação continuada das professoras da Educação Infantil (EI) ao longo da construção do Referencial Curricular pela Rede Municipal de Ensino em Itumbiara-GO, no período de 2017-2019? O objetivo geral delineador foi analisar como ocorreu e quais os princípios orientaram o processo de construção do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Itumbiara-GO (2017-2019) para avaliar a repercussão desse processo na formação continuada das professoras participantes. E, os objetivos específicos foram: discutir os fundamentos da Educação Infantil, sobre os referenciais curriculares, e também a formação continuada das professoras da Educação Infantil; debater sobre as políticas e orientações do Ministério da Educação (MEC) sobre as políticas educacionais de formação continuada em nível nacional e municipal, bem como as políticas relacionadas aos referenciais da Educação Infantil; apresentar o processo, a estrutura e a dinâmica da formação continuada oferecida nos GTs da Educação Infantil, no decorrer da construção do Referencial Curricular na Secretaria Municipal de Educação (SME), em Itumbiara-GO; apreender a visão das professoras da EI sobre o Referencial Curricular e a formação continuada dos GTs, na SME em Itumbiara-GO e trazer as contribuições, limites e possibilidades que se estabelecem durante a formação continuada nos GTs na construção do Referencial Curricular da RME de Itumbiara-GO. Realizou-se pesquisa bibliográfica, análise documental de leis nacionais e municipais, e aplicação de questionários e entrevistas a coordenadoras e professoras da SME de Itumbiara-GO. Alguns autores que fundamentaram a pesquisa foram: Dourado (2015), Kramer (1994; 2005; 2006), Magalhães (2019), Morais (2018), Nogueira e Borges (2023), Nóvoa (1997, 2017, 2019, 2022), Rodrigues, Pereira e Mohr (2021), Pinheiro (2023) e Zanella (2022), entre outros. Como principais resultados evidenciou-se a participação das professoras na construção do Referencial Curricular na SME em Itumbiara-GO, considerado um avanço para a Educação Infantil, entretanto essa construção é baseada em uma visão acrítica das atuais políticas curriculares e de formação continuada do Brasil, sobre as quais inferimos associam-se à falta de uma sólida discussão teórica nas formações oferecidas. Embora as políticas de formação continuada tenham sido estabelecidas tanto nos discursos quanto na legislação, sua implementação prática foi limitada a um número reduzido de professores da EI, resultando em formações superficiais e aligeiradas. Apesar disso, as professoras participantes dos grupos de trabalho (GTs) da EI observam melhorias na dinâmica de suas aulas e seus planos de ensino, além de realizarem reflexão sobre suas práticas pedagógicas. A partir desses aspectos ressaltamos a urgência de se reformularem as políticas de formação continuada local, visando ao desenvolvimento profissional mais significativo e impactante para a prática pedagógica de maior qualidade, além de ampliar o processo democrático garantindo que a formação continuada abranja todos os professores da rede municipal sem limitação, promovendo, assim, uma cultura de aprendizagem colaborativa, abrangente e compartilhada. |
Abstract: | This research is the result of a Master's level investigation, inserted in the State, Policies and Management of Education research line, of the Postgraduate Program in Education, at the Federal University of Uberlândia (FUU). The research problematizes: How did the continued training of Early Childhood Education (CE) teachers occur throughout the construction of the Curricular Reference by the Municipal Education Network in Itumbiara-GO, in the period 2017-2019? The general objective was to analyze how it occurred and which principles guided the process of constructing the Curricular Reference of the Municipal Education Network of Itumbiara-GO (2017-2019) to evaluate the impact of this process on the continued training of the participating teachers. And, the specific objectives were: to discuss the foundations of Early Childhood Education, about the curricular references, as well as the continued training of Early Childhood Education teachers; debate the policies and guidelines of the Ministry of Education (ME) on educational policies for continuing education at national and municipal level, as well as policies related to Early Childhood Education references; present the process, structure and dynamics of the continued training offered in the Early Childhood Education GTs, during the construction of the Curricular Reference at the Municipal Department of Education (MDE), in Itumbiara-GO; understand the vision of CE teachers on the Curricular Reference and the continued training of GTs, at the SME in Itumbiara-GO and bring the contributions, limits and possibilities that are established during the continued training in the GTs in the construction of the Curricular Reference of the MDE of Itumbiara -GO. Bibliographical research, documentary analysis of national and municipal laws, and application of questionnaires and interviews with coordinators and teachers of the SME in Itumbiara-GO were carried out. Some authors who supported the research were: Dourado (2015), Kramer (1994; 2005; 2006), Magalhães (2019), Morais (2018), Nogueira and Borges (2023), Nóvoa (1997, 2017, 2019, 2022), Rodrigues, Pereira and Mohr (2021), Pinheiro (2023) and Zanella (2022), among others. The main results highlighted the participation of teachers in the construction of the Curricular Reference at the MDE in Itumbiara-GO, considered an advance for Early Childhood Education, however this construction is based on an uncritical view of the current curricular and continuing education policies in Brazil, which we infer are associated with the lack of a solid theoretical discussion in the training offered. Although continuing training policies have been established both in speeches and in legislation, their practical implementation has been limited to a small number of CE teachers, resulting in superficial and light training. Despite this, the teachers participating in the EI working groups (GTs) observe improvements in the dynamics of their classes and their teaching plans, in addition to reflecting on their pedagogical practices. From these aspects, we highlight the urgency of reformulating local continuing education policies, aiming at more significant and impactful professional development for higher quality pedagogical practice, in addition to expanding the democratic process, ensuring that continuing education covers all teachers in the network. municipal without limitation, thus promoting a collaborative, comprehensive and shared learning culture. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas Formação Continuada Educação Infantil Referencial Curricular Professoras Coordenadoras Public Policies Continuing Training Child education Curricular Reference Teachers Coordinators |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação Educação infantil - Itumbiara (GO) Formação continuada de professor da educação básica - Itumbiara (GO) Políticas públicas de educação - Itumbiara (GO) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | MACHADO, Lia Batista. A formação continuada de professores/as da educação infantil e o processo de construção do referencial curricular da Rede Municipal de Ensino De Itumbiara-GO (2015-2022) - utopia e distopias. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5111. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5111 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43431 |
Data de defesa: | 18-Jun-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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