Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43402
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Letramentos e ensino de língua portuguesa no ensino médio: uma análise dos planos de estudos tutorados de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Literacies and teaching of Portuguese in high school: an analysis of tutored study plans in Minas Gerais
Autor(es): Teixeira, Stefanne de Almeida
Primeiro orientador: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Primeiro membro da banca: Ribas, Fernanda Costa
Segundo membro da banca: Laranjeira, Rómina de Mello
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar os materiais educacionais oferecidos pelo governo de Minas Gerais durante a pandemia, os Planos de Ensino Tutorados (PETs), com o propósito de identificar as perspectivas de letramentos propostas pelas atividades trabalhadas neles, com o intuito de identificar a possibilidade de uma formação linguística crítica dos estudantes. Objetivamos, também, verificar as propostas de letramentos presentes nas atividades dos materiais, bem como examinar até que ponto o material favorece ou proporciona uma abordagem enunciativo-discursiva da linguagem, além de avaliar o grau de contribuição das atividades e propostas do material para o desenvolvimento de uma postura crítica no aluno. Para a concepção desta pesquisa, que é qualitativa e de análise documental, inserida na perspectiva crítica/in/transdisciplinar da Linguística Aplicada ((Moita Lopes, 2006; 2009; Pennycook, 2006; 2010), baseamo-nos na concepção de língua e linguagem no círculo de Bakhtin, focando na ideia de enunciado dialógico; nos conceitos de Letramento de Kleiman (1995 e 2007), sobretudo Novos Estudos de Letramento (NEL) (Street, 2014); e nas concepções de leitura Coracini (2005) e Kleiman (2004). Além disso, nortearmos nosso olhar sobre a prática educativa em Freire (1967; 1976; 1987; 2021). A análise foi dividida em quatro eixos: enunciados de (des)motivação feitos aos estudantes; questões que enfocam aspectos formais, estruturais e gramaticais; exercícios de interpretação e concepção de leitura presentes nas atividades; e identificação e análise das práticas de letramentos observadas nessas questões. Observamos que os enunciados de (des)motivação presentes nos PETs muitas vezes ignoraram a realidade social dos alunos das escolas públicas durante a pandemia. Nos exercícios que focavam nos aspectos formais da língua, notamos uma abordagem estruturalista, com pouca reflexão e aplicação prática dos elementos linguísticos. As questões exigiam que os alunos seguissem estruturas pré-definidas, sem espaço para reflexão ou posicionamento crítico sobre os temas. Quanto às concepções de leitura, predominava a leitura como decodificação (Coracini, 2005), na qual o aluno buscava apenas informações explícitas no texto sem questionar ou interpretar criticamente. Poucos exercícios promoviam a interação leitor-texto-autor, nenhum, uma perspectiva dialógica. Nas práticas de letramento, notamos a predominância do modelo autônomo, com exercícios que objetificavam a língua e desconsideravam as propriedades sociocomunicativas dos gêneros textuais.
Abstract: The objective of this research was to analyze the educational materials offered by the government of Minas Gerais during the pandemic, known as the Tutored Teaching Plans (PETs), with the purpose of identifying the perspectives of literacies proposed by the activities worked on them, aiming to identify the possibility of a critical linguistic formation of the students. We also aimed to verify the proposed literacies present in the materials' activities, as well as to examine to what extent the material favors or provides an enunciative-discursive approach to language, in addition to evaluating the degree of contribution of the activities and proposals of the material to the development of a critical posture in the student. For the design of this research, which is qualitative and based on document analysis, inserted in the critical/in/transdisciplinary perspective of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; 2009; Pennycook, 2006; 2010), we based ourselves on the conception of language and linguistics in the Bakhtin circle, focusing on the idea of dialogic utterance; on the concepts of Literacy by Kleiman (1995 and 2007), especially the New Literacy Studies (NEL) (Street, 2014); and on the conceptions of reading by Coracini (2005) and Kleiman (2004). Additionally, we guided our perspective on educational practice in Freire (1967; 1976; 1987; 2021). The analysis was divided into four axes: utterances of (de)motivation made to the students; questions that focus on formal, structural, and grammatical aspects; exercises of interpretation and conception of reading present in the activities; and identification and analysis of the literacies practices observed in these questions. We observed that the utterances of (de)motivation present in the PETs often ignored the social reality of students from public schools during the pandemic. In the exercises that focused on the formal aspects of language, we noticed a structuralist approach, with little reflection and practical application of linguistic elements. The questions demanded that students follow pre-defined structures, with no room for reflection or critical positioning on the topics. As for the conceptions of reading, the decoding reading (Coracini, 2005) predominated, in which the student sought only explicit information in the text without questioning or critically interpreting it. Few exercises promoted reader-text-author interaction, and none, a dialogical perspective. In the literacy practices, we noted the predominance of the autonomous model, with exercises that objectified language and disregarded the socio-communicative properties of textual genres.
Palavras-chave: Letramentos
Planos de Estudo Tutorados
Pandemia
Literacies
Tutored Teaching Plans
Pandemic
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Assunto: Linguística
Letramento - Minas Gerais
COVID-19, Pandemia de, 2020- - Minas Gerais
Sistema monitorial de educação - Minas Gerais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: TEIXEIRA, Stefanne de Almeida. Letramentos e ensino de língua portuguesa no ensino médio: uma análise dos planos de estudos tutorados de Minas Gerais. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.549.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.549
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43402
Data de defesa: 25-Set-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LetramentosEnsinoLíngua.pdfDissertação7.37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons