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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0161-4608
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Branding Journalism em Patagonia: A comunicação da marca na promoção do consumo consciente
Título (s) alternativo (s): Branding Journalism in Patagonia: Brand communication to promote conscious consumption
Autor: Max, Monique Mavillyn Ferreira
Primer orientador: Araújo, Marcelo Marques
Primer miembro de la banca: Rodrigues, Henrique Geraldo
Segundo miembro de la banca: Santos, João Pedro Omena dos
Resumen: Esta pesquisa investiga a utilização de recursos de comunicação pela marca Patagonia para envolver os consumidores e incentivar o consumo consciente. Para isso, a pesquisa partiu da análise do discurso e do levantamento bibliográfico para analisar a seção "Sports" do site da Patagonia, a qual inclui histórias de esportistas que aderem ao estilo de vida em harmonia com o meio ambiente. Os resultados revelam que a marca constrói uma narrativa encantadora em torno do desenvolvimento sustentável, utilizando conteúdo autoral dos próprios consumidores para fortalecer seu posicionamento e promover vendas. Assim, este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada das práticas de comunicação de marcas que trazem o apelo pela sustentabilidade e sugere direções para pesquisas futuras sobre o tema.
Abstract: This research investigates the use of communication resources by the Patagonia brand to engage consumers and encourage conscious consumption. To do this, the research used discourse analysis and a bibliographic survey to analyse the "Sports" section of the Patagonia website, which includes stories of sportspeople who adhere to a lifestyle in harmony with the environment. The results reveal that the brand builds a charming narrative around sustainable development, using content authored by consumers themselves to strengthen its positioning and promote sales. As such, this study contributes to a deeper understanding of the communication practices of brands that appeal to sustainability and suggests directions for future research on the subject.
Palabras clave: Sustentabilidade
Branding
Valores-notícia
Moda
Consumo
Sustainability
News-values
Fashion
Consumption
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MAX, Monique Mavillyn Ferreira. Branding Journalism em Patagonia: a comunicação da marca na promoção do consumo consciente. 2024. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43359
Fecha de defensa: 25-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

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