Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43284
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-2606-2338
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Superman, cultura visual e a configuração de nação nos Estados Unidos (1920-1950)
Título(s) alternativo(s): Superman, visual culture and the configuring of nation in the United States (1920-1950)
Autor(es): Raimundo, Roger Randerson Alves
Primeiro orientador: Barros, Carla Miucci Ferraresi de
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro
Segundo membro da banca: Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes
Resumo: A presente dissertação tem o objetivo de analisar os discursos de poder ligados à construção de nação nos Estados Unidos presentes em algumas de suas produções visuais e audiovisuais durante os anos de 1920 a 1950, principalmente aqueles ligados à defesa de uma sociedade urbanizada e altamente industrializada; às performatividades de gênero e às distinções criadas entre cidadãos estadunidenses e aqueles que não eram considerados totalmente cidadãos, especialmente as populações negras e indígenas. Levando em conta as metodologias utilizadas por demais estudos das visualidades, utilizamos a primeira série de animações do personagem Superman (1941-1943) como eixo central da pesquisa, e mobilizamos certo inventário de imagens composto por outras fontes imagéticas da época, cujos discursos construídos e veiculados pudessem ser colocados em diálogo com as narrativas do super-herói ao longo das análises, tais como pinturas, fotografias, anúncios de revistas e mais animações produzidas por outros grandes estúdios.
Abstract: This dissertation aims to analyze the power discourses linked to nation-building in the United States present in some of its visual and audiovisual productions during the years 1920 to 1950, mainly those linked to the defense of an urbanized and highly industrialized society; to gender performativities and the distinctions created between American citizens and those who were not considered fully citizens, especially the black and indigenous populations. Considering the methodologies used by other visual studies, we used the first series of animations of the character Superman (1941-1943) as the central axis of the research, and we mobilized an inventory of images composed of other image sources of the time, such as paintings, photographs, magazine advertisements and more animations produced by other major studios whose constructed and broadcasted discourses could be placed in dialogue with the superhero narratives throughout the analyses.
Palavras-chave: Superman
Superman
Estados Unidos
Nação
Visualidades
United States
Nation-building
Visualities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
Assunto: História
Filmes de super-heróis
Superman (Personagem fictício)
Estados Unidos - História - Séc. XX
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: RAIMUNDO, Roger Randerson Alves. Superman, cultura visual e a configuração de nação nos Estados Unidos (1920-1950). 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5099
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5099
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43284
Data de defesa: 12-Mar-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SupermanCulturaVisual.pdf5.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.