Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43269
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-8309-9476
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: importância do bpm (business process management) na estratégia de compras no varejo 4.0
Título(s) alternativo(s): importance of bpm (business process management) in procurement strategy in retail 4.0
Autor(es): Matos, Allisson Araruna Assis
Primeiro orientador: Maia, Leonardo Caixeta de Castro
Primeiro membro da banca: Araújo, Camila de
Segundo membro da banca: Domingos, Jean Carlos
Resumo: No contexto do século XXI, empresas buscam adaptar-se ao avanço tecnológico para manterem-se competitivas. Nesse contexto, destaca-se a importância da área de compras na gestão de relacionamentos com fornecedores, no compartilhamento da informação interna, no impacto significativo dos custos totais das organizações. A ênfase recai sobre a gestão de processos organizacionais, respaldada por tecnologia, para coletar, controlar e monitorar dados de estoque e indicadores de acuracidade e giro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com pesquisa documental, observação sistemática e coleta de dados junto a dois colaboradores da empresa, sendo um com a visão da estratégia e outro analista de compras responsável pelo cadastro de novos fornecedores e pela conexão entre compras e TI. A pesquisa concentra-se em uma empresa de varejo de linha branca e marrom, explorando os impactos de processos manuais e as melhorias potenciais com a automatização. O objetivo geral da pesquisa é analisar como o BPM e o Varejo 4.0 podem estar presentes nos departamentos e o impacto de automatização desses processos pós mapeamento interno e análise de mercado. Assim, o problema de pesquisa é: como a área de compras, com processos manuais, afeta a gestão, e como a automatização poderia trazer benefícios? Os objetivos específicos incluem o mapeamento do processo de compras, análise de indicadores e recursos, explorando conceitos como Business Process Management e as tecnologias emergentes na cadeia de suprimentos digital. As contribuições expõem o processo de compras segmentado em dez micro processos, a análise de cenários externos e do processo de compras e controle de estoque da empresa. Ademais, declaram-se as atividades de compra e a interface da intervenção humana e de sistemas de informação, bem como oportunidades de melhoria de processos. Como limitação de pesquisa, tem-se o ambiente de trabalho e a metodologia de pesquisa.
Abstract: In the context of the 21st century, companies seek to adapt to technological advancements to remain competitive. Within this framework, the importance of the purchasing area is highlighted in managing relationships with suppliers, sharing internal information, and significantly impacting the total costs of organizations. The emphasis is on the management of organizational processes, supported by technology, to collect, control, and monitor inventory data and indicators of accuracy and turnover. To this end, qualitative research was conducted, involving documentary research, systematic observation, and data collection from two company employees—one with a strategic perspective and another a purchasing analyst responsible for the registration of new suppliers and the connection between purchasing and IT. The research focuses on a retail company specializing in white goods and brown goods, exploring the impacts of manual processes and potential improvements with automation. The general objective of the research is to analyze how BPM and Retail 4.0 can be present in departments and the impact of automating these processes after internal mapping and market analysis. Thus, the research problem is: how does the purchasing area, with manual processes, affect management, and how could automation bring benefits? The specific objectives include mapping the purchasing process, analyzing indicators and resources, and exploring concepts such as Business Process Management and emerging technologies in the digital supply chain. The contributions expose the purchasing process segmented into ten micro-processes, the analysis of external scenarios, and the company's purchasing and inventory control processes. Furthermore, the research declares purchasing activities and the interface between human intervention and information systems, as well as opportunities for process improvement. The research limitations include the work environment and research methodology.
Palavras-chave: Varejo 4.0
Processo de Compras
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MATOS, Allisson Araruna Assis. Importância do BPM (business process management) na estratégia de compras no varejo 4.0. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43269
Data de defesa: 6-Fev-2024
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImportanciaBPMTCC1.9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons