Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43269
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-8309-9476
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: importância do bpm (business process management) na estratégia de compras no varejo 4.0
Alternate title (s): importance of bpm (business process management) in procurement strategy in retail 4.0
Author: Matos, Allisson Araruna Assis
First Advisor: Maia, Leonardo Caixeta de Castro
First member of the Committee: Araújo, Camila de
Second member of the Committee: Domingos, Jean Carlos
Summary: No contexto do século XXI, empresas buscam adaptar-se ao avanço tecnológico para manterem-se competitivas. Nesse contexto, destaca-se a importância da área de compras na gestão de relacionamentos com fornecedores, no compartilhamento da informação interna, no impacto significativo dos custos totais das organizações. A ênfase recai sobre a gestão de processos organizacionais, respaldada por tecnologia, para coletar, controlar e monitorar dados de estoque e indicadores de acuracidade e giro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com pesquisa documental, observação sistemática e coleta de dados junto a dois colaboradores da empresa, sendo um com a visão da estratégia e outro analista de compras responsável pelo cadastro de novos fornecedores e pela conexão entre compras e TI. A pesquisa concentra-se em uma empresa de varejo de linha branca e marrom, explorando os impactos de processos manuais e as melhorias potenciais com a automatização. O objetivo geral da pesquisa é analisar como o BPM e o Varejo 4.0 podem estar presentes nos departamentos e o impacto de automatização desses processos pós mapeamento interno e análise de mercado. Assim, o problema de pesquisa é: como a área de compras, com processos manuais, afeta a gestão, e como a automatização poderia trazer benefícios? Os objetivos específicos incluem o mapeamento do processo de compras, análise de indicadores e recursos, explorando conceitos como Business Process Management e as tecnologias emergentes na cadeia de suprimentos digital. As contribuições expõem o processo de compras segmentado em dez micro processos, a análise de cenários externos e do processo de compras e controle de estoque da empresa. Ademais, declaram-se as atividades de compra e a interface da intervenção humana e de sistemas de informação, bem como oportunidades de melhoria de processos. Como limitação de pesquisa, tem-se o ambiente de trabalho e a metodologia de pesquisa.
Abstract: In the context of the 21st century, companies seek to adapt to technological advancements to remain competitive. Within this framework, the importance of the purchasing area is highlighted in managing relationships with suppliers, sharing internal information, and significantly impacting the total costs of organizations. The emphasis is on the management of organizational processes, supported by technology, to collect, control, and monitor inventory data and indicators of accuracy and turnover. To this end, qualitative research was conducted, involving documentary research, systematic observation, and data collection from two company employees—one with a strategic perspective and another a purchasing analyst responsible for the registration of new suppliers and the connection between purchasing and IT. The research focuses on a retail company specializing in white goods and brown goods, exploring the impacts of manual processes and potential improvements with automation. The general objective of the research is to analyze how BPM and Retail 4.0 can be present in departments and the impact of automating these processes after internal mapping and market analysis. Thus, the research problem is: how does the purchasing area, with manual processes, affect management, and how could automation bring benefits? The specific objectives include mapping the purchasing process, analyzing indicators and resources, and exploring concepts such as Business Process Management and emerging technologies in the digital supply chain. The contributions expose the purchasing process segmented into ten micro-processes, the analysis of external scenarios, and the company's purchasing and inventory control processes. Furthermore, the research declares purchasing activities and the interface between human intervention and information systems, as well as opportunities for process improvement. The research limitations include the work environment and research methodology.
Keywords: Varejo 4.0
Processo de Compras
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MATOS, Allisson Araruna Assis. Importância do BPM (business process management) na estratégia de compras no varejo 4.0. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43269
Date of defense: 6-Feb-2024
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImportanciaBPMTCC1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons