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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-3066-2439
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 United States
Title: A objetivação do sujeito “homem do campo” no especial publicitário “Chevrolet – Na estrada com quem faz”
Alternate title (s): The objectification of the “rural man” subject in the advertising special “Chevrolet – On the road with those who make it happen”
Author: Santos, Tatiana Batista dos
First Advisor: Dorne, Vinícius Durval
First member of the Committee: Sá, Israel de
Second member of the Committee: Franceschini, Bruno
Summary: A presente pesquisa teve por objetivo analisar como se dá a objetivação do sujeito “homem do campo” por meio do discurso midiático, em especial em peças publicitárias automobilísticas cujo público-alvo é o empreendedor rural. O corpus desta pesquisa é constituído por 12 episódios estendidos do especial publicitário “Chevrolet - Na estrada com quem faz”, publicados na página do portal de notícias G1 destinada à campanha, no período de janeiro a dezembro de 2020. Para tanto, esta pesquisa se embasa nos Estudos Discursivos Foucaultianos como teoria e método de análise, de modo a levantar sequências discursivas em que o sujeito “homem do campo” é objetivado, quais os sujeitos são chamados a ocupar esse lugar e quais são silenciados nesse discurso. Desta forma, buscou-se observar as relações de poder e saber que permeiam e constituem os enunciados midiáticos oriundos sobre o agronegócio brasileiro em prol da inscrição em uma discursividade voltada para/sobre o “homem do campo”. Dado o papel e importância da agricultura no Brasil e as condições de possibilidade histórica do momento de exibição da campanha, importou refletir sobre como o discurso da mídia incide na produção de efeitos de verdade sobre e para o sujeito homem do campo. Como caminho analítico, optamos pelo agrupamento dos enunciados por meio de trajetos temáticos, após a escuta discursiva dos episódios da publicidade em pauta, dividimos a análise em cinco trajetos, a saber: i) de infância sofrida ao empresariado: histórias de superação; ii) sustentabilidade: a produtividade em detrimento da responsabilidade ambiental; iii) a importância da família e a sucessão: a continuação de um legado; iv) formação escolar: a importância de estar preparado e v) tecnologia: o “agro é tech” assim como a nova S10. A redução do homem do campo (HC) a um único representante simplifica a diversidade do meio rural, contribuindo para a padronização e limitação da visão sobre esse sujeito, apagando outras realidades como a do agricultor familiar, os pequenos produtores e os grupos menos privilegiados. A análise reflete que esses sujeitos são objetivados, portanto, constituídos discursivamente a partir do atravessamento dos discursos sustentados por uma racionalidade neoliberal bastante presente na sociedade atual e que se manifesta na ênfase na eficiência e na busca pelo sucesso individual, moldando a imagem do HC como um empreendedor ágil e competitivo; dos discursos patriarcais e suas relações com a lógica da meritocracia, reforçando a ideia de que o sucesso do HC é resultado de seu esforço individual e mérito próprio, desconsiderando as desigualdades estruturais e as relações de poder que permeiam o campo; dos discursos da sustentabilidade que se articulam com os discursos capitalistas, promovendo uma visão do HC como um agente consciente e responsável que adota práticas agrícolas ambientalmente amigáveis, mas que na realidade, muitas vezes, serve para mascarar os impactos ambientais negativos do agronegócio e; por fim, o destaque aos discursos da tecnologia e da modernização do campo que reforçam a imagem do HC como um sujeito inovador que se adapta às demandas do mercado global, porém, sem considerar as implicações sociais e culturais dessa modernização acelerada.
Abstract: The present research aimed to analyze how the objectification of the “rural man” subject occurs through media discourse, especially in automotive advertisements pieces whose target audience is rural entrepreneurs. The corpus of this research consists of 12 extended episodes of the advertising special “Chevrolet - On the road with those who make it happen”, published on the G1 news portal page dedicated to the campaign, from January to December 2020. Then, this research is is based on Foucauldian Discourse Studies as a theory and method of analysis, in order to identify discursive sequences in which the “rural man” subject is objectivized, which subjects are called to occupy this place and which ones are silenced in this discourse. Thus, the aim was to observe the power and knowledge relations that permeate and constitute media statements about brazilian agribusiness in favor of inscribing a discursivity aimed at/about the “rural man”. Given the role and importance of agriculture in Brazil and the historical conditions of possibility at the time of the campaign’s exhibition, it was important to reflect on how media discourse affects the production of truth effects about and for the rural man subject. As an analytical approach, we chose collating the statements through topical paths. After carefully listening to the episodes in question, the analysis was divided into five paths, namely: i) from a difficult childhood to entrepreneurship: stories of overcoming; ii) sustainability: productivity at the expense of environmental responsibility; iii) the importance of family and succession: continuing a legacy; iv) educational: the importance of being prepared and v) technology: “agriculture is tech” just like the new S10. The reduction of the rural man to a single representative simplifies the diversity of the rural environment, contributing to the standardization and limitation of the view of this subject, erasing other realities such as those of family farmers, small producers, and less privileged groups. The analysis reflects that these subjects are objectivized, therefore, discursively constituted, through the intersection of discourses sustained by a neoliberal rationality that is prevalent in contemporary society. This rationality manifests in the emphasis on efficiency and the pursuit of individual success, shaping the image of the rural man as an agile and competitive entrepreneur. Additionally, patriarchal discourses and their relations with the logic of meritocracy reinforce the idea that the rural man’s success is the result of individual effort and merit, disregarding structural inequalities and the power relations that permeate the field. The sustainability discourses, which align with a capitalist discourses, promote a vision of the rural man as a conscientious and responsible agent who adopts environmentally friendly agricultural practices. However, this often serves to mask the negative environmental impacts of agribusiness. Lastly, the emphasis on technology and the modernization of the countryside reinforces the image of the rural man as an innovative subject who adapts to the demands of the global market, without considering the social and cultural implications of this accelerated modernization.
Keywords: Estudos Discursivos Foucaultianos
Foucauldian Discourse Studies
Objetivação
Objectification
Discurso Publicitário
Advertising Discourse
Homem do Campo
Rural Man
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Subject: Linguística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: SANTOS, Tatiana Batista dos. A objetivação do sujeito "homem do campo" no especial publicitário Chevrolet - Na estrada com quem faz". 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.529.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.529
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43220
Date of defense: 25-Jul-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
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