Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43217
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-6575-6906
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-07-11
Título: A educação ambiental na escola municipal Flávio Alves em Gurinhatã/MG: Percepções e ações
Título(s) alternativo(s): Environmental education at the Flávio Alves municipal school in Gurinhatã/MG: Perceptions and actions
Autor(es): Silva, Marcia Maciel
Primeiro orientador: Moura, Gerusa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Bento, Lilian Carla Moreira
Segundo membro da banca: Mineu, Humberto Ferreira Silva
Resumo: O presente estudo tem como intuito compreender como a Educação Ambiental é desenvolvida em uma escola rural do município de Gurinhatã/MG. O objetivo geral envolve compreender a visão da comunidade escolar sobre a importância da educação ambiental. Entender como a Escola Flávio Alves fornece meios para uma reflexão sobre as causas e os efeitos da degradação ambiental e de que maneira possibilita aos mesmos uma mudança de comportamento e, consequentemente, ações e atitudes que busquem a sustentabilidade e a conservação do meio em que vivem. Nesse sentido, os objetivos específicos são analisar a visão da comunidade escolar (alunos, professores, pais, gestores e servidores da escola) sobre a questão ambiental e sua importância; verificar as práticas pedagógicas relacionadas à Educação Ambiental nessa escola; descrever como se dá a formação dos professores dessa escola com relação à Educação Ambiental. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método qualitativo e quantitativo. A metodologia utilizada para desenvolver essa pesquisa foi de caráter exploratório por meio da aplicação de questionários semiestruturados com perguntas relacionadas a visão dos funcionários da instituição sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental na Escola Flávio Alves, assim como a visão das professoras, dos alunos e familiares sobre o processo de formação dos alunos em Educação Ambiental. Os resultados alcançados foram que os alunos não entendem o que é Educação Ambiental de maneira conceitual, mas realizam atividades práticas de forma intuitiva, como descarte de resíduos no local correto. Verificamos que os professores carecem de formação continuada na área e de recursos metodológicos e infraestrutura para trabalhar o tema, porém mesmo diante dos desafios desenvolvem projetos relacionados a Educação Ambiental com as crianças.
Abstract: This research aims to understand how Environmental Education is developed in a rural school in the municipality of Gurinhatã, Minas Gerais. The general objective involves understanding the school community's view on the importance of environmental education. Understanding how the Flávio Alves School provides means for reflection about the causes and effects of environmental degradation and how it enables them to change their behavior and, consequently, actions and attitudes that seek sustainability and conservation of the environment in which they live. In this sense, the specific objectives are: to analyze the view of the school community (students, teachers, parents, managers, and school staff) on the environmental issue and its importance; to verify the pedagogical practices related to Environmental Education in this school; describe how teachers at this school are trained about Environmental Education. The qualitative and quantitative method was used to develop the research. The methodology used to develop this research was exploratory through the application of semi-structured questionnaires with questions related to the institution's employees' view of the development of Environmental Education at the Flávio Alves school, as well as the view of teachers, students, and family members about the process training students in Environmental Education. The results achieved were that students do not understand what Environmental Education is conceptually, but carry out practical activities such as disposing of waste in the correct place. Teachers lack continued training in the area and methodological resources and infrastructure to work on the topic, but even in the face of challenges, they develop projects related to Environmental Education.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Ensino
Saberes
Escola rural
Práticas pedagógicas
Environmental education
Teaching
Knowledge
Rural school
Pedagogical practices
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (Pontal)
Referência: SILVA, Marcia Maciel. A educação ambiental na escola municipal Flávio Alves em Gurinhatã/MG: Percepções e ações. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.333.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.333
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43217
Data de defesa: 11-Jul-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoAmbientalEscola.pdf
  Até 2026-07-11
Dissertação5.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons