Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marcia Maciel-
dc.date.accessioned2024-08-30T21:31:15Z-
dc.date.available2024-08-30T21:31:15Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, Marcia Maciel. A educação ambiental na escola municipal Flávio Alves em Gurinhatã/MG: Percepções e ações. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.333.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43217-
dc.description.abstractThis research aims to understand how Environmental Education is developed in a rural school in the municipality of Gurinhatã, Minas Gerais. The general objective involves understanding the school community's view on the importance of environmental education. Understanding how the Flávio Alves School provides means for reflection about the causes and effects of environmental degradation and how it enables them to change their behavior and, consequently, actions and attitudes that seek sustainability and conservation of the environment in which they live. In this sense, the specific objectives are: to analyze the view of the school community (students, teachers, parents, managers, and school staff) on the environmental issue and its importance; to verify the pedagogical practices related to Environmental Education in this school; describe how teachers at this school are trained about Environmental Education. The qualitative and quantitative method was used to develop the research. The methodology used to develop this research was exploratory through the application of semi-structured questionnaires with questions related to the institution's employees' view of the development of Environmental Education at the Flávio Alves school, as well as the view of teachers, students, and family members about the process training students in Environmental Education. The results achieved were that students do not understand what Environmental Education is conceptually, but carry out practical activities such as disposing of waste in the correct place. Teachers lack continued training in the area and methodological resources and infrastructure to work on the topic, but even in the face of challenges, they develop projects related to Environmental Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectRural schoolpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.titleA educação ambiental na escola municipal Flávio Alves em Gurinhatã/MG: Percepções e açõespt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education at the Flávio Alves municipal school in Gurinhatã/MG: Perceptions and actionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Gerusa Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940pt_BR
dc.contributor.referee1Bento, Lilian Carla Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189769618742873pt_BR
dc.contributor.referee2Mineu, Humberto Ferreira Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594247985936009pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7954131186722408pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como intuito compreender como a Educação Ambiental é desenvolvida em uma escola rural do município de Gurinhatã/MG. O objetivo geral envolve compreender a visão da comunidade escolar sobre a importância da educação ambiental. Entender como a Escola Flávio Alves fornece meios para uma reflexão sobre as causas e os efeitos da degradação ambiental e de que maneira possibilita aos mesmos uma mudança de comportamento e, consequentemente, ações e atitudes que busquem a sustentabilidade e a conservação do meio em que vivem. Nesse sentido, os objetivos específicos são analisar a visão da comunidade escolar (alunos, professores, pais, gestores e servidores da escola) sobre a questão ambiental e sua importância; verificar as práticas pedagógicas relacionadas à Educação Ambiental nessa escola; descrever como se dá a formação dos professores dessa escola com relação à Educação Ambiental. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método qualitativo e quantitativo. A metodologia utilizada para desenvolver essa pesquisa foi de caráter exploratório por meio da aplicação de questionários semiestruturados com perguntas relacionadas a visão dos funcionários da instituição sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental na Escola Flávio Alves, assim como a visão das professoras, dos alunos e familiares sobre o processo de formação dos alunos em Educação Ambiental. Os resultados alcançados foram que os alunos não entendem o que é Educação Ambiental de maneira conceitual, mas realizam atividades práticas de forma intuitiva, como descarte de resíduos no local correto. Verificamos que os professores carecem de formação continuada na área e de recursos metodológicos e infraestrutura para trabalhar o tema, porém mesmo diante dos desafios desenvolvem projetos relacionados a Educação Ambiental com as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografia (Pontal)pt_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.embargo.termsdados da dissertação serão enviados para publicação em periodicos.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.333pt_BR
dc.orcid.putcode166549893-
dc.crossref.doibatchid7810257c-38cd-421b-bb84-386973bc9067-
dc.subject.autorizadoGeografiapt_BR
dc.description.embargo2026-07-11-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoAmbientalEscola.pdf
  Until 2026-07-11
Dissertação5.62 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons