Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43212
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Utilização de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento para caracterização de padrões das ocorrências kimberlíticas na região de coromandel (mg)
Autor(es): Carvalho, Beatriz Rangel
Primeiro orientador: Martins, Breno de Souza
Primeiro coorientador: Alves, Tiara Cerva Alves
Primeiro membro da banca: Martins, Breno de Souza
Segundo membro da banca: Silva, Fabiano Mota da
Quarto membro da banca: Gervasoni, Fernanda
Resumo: A região de Coromandel (MG) compreende uma área com extração diamantífera significativa, sendo uma característica presente em outros municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como Douradoquara, Grupiara, Romaria, Estrela do Sul e Abadia dos Dourados. Apesar da importância econômica e científica, o estabelecimento das características físicas e químicas integradas ao contexto geológico-geomorfológico das ocorrências de diamante é uma questão-chave ainda em aberto. Dessa forma, esse trabalho visa estabelecer padrões morfológicos, geológicos e geofísicos para as ocorrências diamantíferas já conhecidas nessa região. A partir da consolidação da metodologia, novos locais poderão ser identificados para prospecção e ampliação das operações mineiras. Técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto foram utilizadas para mapeamento e caracterização da área a partir da análise integrada de informações disponíveis em plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica), além da utilização de conhecimentos geocientíficos pré-existentes e do arcabouço bibliográfico. Os produtos gerados incluem a elaboração dos mapas de litotipos, topografia, geomorfologia, estrutural e magnetométrico, na escala 1:100.000, fornecendo um conjunto robusto de dados. Os resultados são interpretados em uma discussão integrada da distribuição das ocorrências de diamantes na região de Coromandel e implicações para a prospecção de novas áreas potenciais.
Palavras-chave: Coromandel
Ocorrência Mineral
Mapeamento
Diamante
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::GEOLOGIA REGIONAL
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::PROSPECCAO MINERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Beatriz Rangel. Utilização de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento para caracterização de padrões das ocorrências kimberlíticas na região de coromandel (mg). 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 20124.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43212
Data de defesa: 21-Mar-2024
Aparece nas coleções:TCC - Geologia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UtilizaçãoDeTécnicasSensoria.pdf71.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.