Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43165
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5492-5904
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A institucionalização e a burocratização da diplomacia na Política Externa da Índia: um estudo de caso sobre o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Título (s) alternativo (s): The institutionalization and bureaucratization of diplomacy in India's Foreign Policy: a case study on the Treaty on the Non-Proliferation of Nuclear Weapons.
Autor: Severino, Milena Dune
Primer orientador: Cardozo, Sandra Aparecida
Primer miembro de la banca: Estre, Felipe Bernardo
Segundo miembro de la banca: Tchinhama, Laurindo Paulo Ribeiro
Resumen: Considerando que o problema de pesquisa do presente trabalho assume que a Índia possui uma tradição histórica de paradigmas de Política Externa e de consolidação diplomática, o objetivo é compreender de que maneira a diplomacia indiana impacta e influencia a Política Externa do país. Portanto, a diplomacia é considerada um agente coletivo de Política Externa. A hipótese é de que a diplomacia indiana se consagra como um fator fundamental para a conquista das aspirações internacionais da Índia. A pesquisa é exploratória e qualitativa e utiliza o método hipotético-dedutivo como método de abordagem e a revisão bibliográfica e o estudo de caso como métodos de procedimento. Os resultados deste trabalho apontam para a profissionalização, a institucionalização e a burocratização do aparato diplomático indiano, o que culmina em uma diplomacia vista como cautelosa e, na maioria das vezes, eficiente no sentido de colaborar para a aplicação da Política Externa da Índia.
Abstract: Considering that the research problem of the present work assumes that India has a historical tradition of Foreign Policy paradigms and diplomatic consolidation, the objective is to understand how Indian diplomacy impacts and influences the country's Foreign Policy. Therefore, diplomacy is considered a collective agent of Foreign Policy. The hypothesis is that Indian diplomacy is established as a fundamental factor in achieving India's international aspirations. The research is exploratory and qualitative and uses the hypothetical-deductive method as an approach and the literature review and case study as procedural methods. The results of this work point to the professionalization, institutionalization and bureaucratization of the Indian diplomatic apparatus, which culminates in a diplomacy seen as cautious and, in most cases, efficient in the sense of contributing to the application of India's Foreign Policy.
Palabras clave: Política Externa Indiana
Indian Foreign Policy
Diplomacia
Diplomacy
Institucionalização Diplomática
Diplomatic Institutionalization
Burocratização
Bureaucratization
Ministério das Relações Exteriores
Ministry of Foreign Affairs
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SEVERINO, Milena Dune. A institucionalização e a burocratização da diplomacia na Política Externa da Índia: um estudo de caso sobre o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43165
Fecha de defensa: 16-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InstitucionalizaçãoBurocratizaçãoDiplomacia.pdfTrabalho de Conclusão de Curso574.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.