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Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Trabalho docente na rede pública de Uberlândia na conjuntura da indústria 4.0 e educação 4.0, no período de 2020 a 2023
Alternate title (s): Teaching work in the public school system of Uberlândia in the context of industry 4.0 and education 4.0, from 2020 to 2023
Author: Castilho, Andressa Garcia
First Advisor: Morais, Sérgio Paulo
First member of the Committee: Fagiani, Cílson César
Second member of the Committee: Raimann, Elizabeth Gottschalg
Third member of the Committee: Previtali, Fabiane Santana
Fourth member of the Committee: França, Robson Luiz de
Summary: Esta pesquisa de doutorado é autorizada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e está inserida na linha de pesquisa: Trabalho, Sociedade e Educação, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). O objetivo desta tese é investigar como os processos de reestruturação produtiva do capital no contexto da indústria 4.0 e educação 4.0, impactou o trabalho docente na rede pública municipal e estadual de Uberlândia. A partir disto, recortamos o período sobre as influências da indústria 4.0 e educação 4.0, no período de 2018 até 2022 no Brasil, para análise sobre as condições do trabalho docente. No que concerne aos objetivos secundários, eles consistem em: a) descrever as especificidades e a natureza do trabalho docente; b) caracterizar a Indústria 4.0 e a Educação 4.0, e c) Analisar o trabalho docente da rede pública de Uberlândia, na conjuntura da Revolução Industrial e a Educação 4.0. Nesta conjectura as proposições teórico-metodológicas são pautadas nos pressupostos do materialismo histórico dialético. No ano de 2022, houve a coleta de dez entrevistas, por meio das narrativas da História Oral, com professores em instituições públicas de Uberlândia, região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. Para análise das fontes obtidas utilizamos as categorias: trabalho docente, lutas de classe, contradição e hegemonia. Com isso, por meio dos estudos do Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais (GPEPS), e posse dos relatos mais o aporte teórico de: Antunes (2020-2023); Braverman (1977); Curry (1985); Freitas (2019), Fagiani (2022); Frigotto (2003); Hypolito (2023), Lombardi (2011); Mézarós (2008); Pistrak (2000); Previtali (2022); Raimann (2015); Sanfelice (2007); Saviani (2008- 2013); Shiroma (2020) e Edward Thompson (1992); realizamos as análises. Em relação aos resultados obtidos pode se destacar é possível depreender como a indústria 4.0 surge com novos elementos que são introduzidos nos modelos educacionais 4.0. Recaiu sobre os docentes a promoção do ensino baseado em novas tecnologias e metodologias ativas. De tal forma as condições dadas para esta implementação, dificilmente, coadunam com a realidade escolar. Logo, educação 4.0 e a indústria. 4.0 estão dentro de determinações históricas, mas não estão consolidadas nas práticas e escolas investigadas, elas apresentam-se mais voltadas para a exploração por extensão do trabalho e por baixos salários. Em síntese, todo esse processo afetou abruptamente a saúde mental e física dos professores.
Abstract: This doctoral thesis is authorized by Ethics and Research Committee in University of Uberlândia (UFU), and is included in the research line: Work, Society and Education, of the Postgraduate Program in Education of the University of Uberlândia (PPGED/UFU). The thesis aims to investigate how the processes of productive restructuring of capital in the context of Industry 4.0 and Education 4.0, impacted the teaching work in the municipal and state public schools of Uberlandia. From this, we cut the period from 2018 to 2022 in Brazil, for analysis on the conditions of teaching work. Regarding secondary objectives, they consist of: (a) describing the specificities and nature of the teaching work; (b) characterizing Industry 4.0 and Education 4.0; and (c) analyzing the teacher work of the public schools of Uberlandia, in the context of the Industrial Revolution and the Education 4.0. In this conjecture the theoretical-methodological propositions are set in the assumptions of dialectical historical materialism. In the year 2022, ten interviews were done, through the narratives of Oral History, with teachers in public institutions of Uberlândia, region of the Mineiro Triangle, in Minas Gerais State. For analysis of the sources obtained we use the categories: teaching work, class struggles, contradiction and hegemony. With this, through the studies of the Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais (GPEPS), and supported by the reports plus the theoretical contribution of: Antunes (2020-2023); Braverman (1977); Curry (1985); Freitas (2019), Fagiani (2022); Frigotto (2003); Hypolito (2023), Lombardi (2011); Mézarós (2008); Pistrak (2000); Previtali (202); Raimann (2015); Sanfelice (2007); Saviani (2008-2013); Shiroma (2020) and Edward Thompson (1992); analyses were performed. By obtaining results we can highlight it is possible to understand how Industry 4.0 emerges with new elements that were introduced in the educational models 4.0. It was up to the teachers to promote teaching based on new technologies and active methodologies. However, the conditions for this implementation hardly match the school reality. So education 4.0 and industry. 4.0 are within historical determinations, but are not consolidated in the practices and schools investigated, they present themselves more oriented to exploitation by extension of work and by low wages.
Keywords: trabalho docente
indústria 4.0
educação 4.0
escola pública
covid-19
teaching work
industry 4.0
education 4.0
public school and covid-19
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Formação docente - Uberlândia (MG)
Escolas públicas - Uberlândia (MG)
Ensino, aprendizagem e tecnologias - Uberlândia (MG)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: CASTILHO, Andressa Garcia.Trabalho docente na rede pública de Uberlândia na conjuntura da indústria 4.0 e educação 4.0, no período de 2020 a 2023.2024. 309 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.330.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.330
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43120
Date of defense: 12-Apr-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

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