Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoscoe, Lucas Batista Junqueira-
dc.date.accessioned2024-08-26T12:14:32Z-
dc.date.available2024-08-26T12:14:32Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.citationROSCOE, Lucas Batista Junqueira. Environmental storytelling in Dark Souls III, by Hidetaka Miyazaki. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43114-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o jogo Dark Souls III, criado por Hidetaka Miyazaki. Miyazaki é mais conhecido por seu trabalho com a empresa de desenvolvimento de jogos FromSoftware. Ele ganhou amplo reconhecimento por seu papel influente na criação de jogos de role playing (RPG) de ação desafiadores e atmosféricos. Miyazaki é particularmente celebrado por seu envolvimento na série Souls, incluindo Demon’s Souls, Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice. Seus jogos são conhecidos por sua alta dificuldade, designs de níveis complexos e atmosféricos, contribuindo significativamente para a evolução do gênero RPG de ação. É fundamental ressaltar que o objetivo principal deste trabalho é explorar alguns dos elementos do terceiro capítulo da série, Dark Souls III, que faz uso do Environmental Storytelling descrito por Mike Shepard (2014), que quando empregado corretamente permite o abandono do uso de apenas o diálogo ou a narração explícita; em vez disso, concentrando-se na utilização de auxílios visuais, ambientes, itens de cenário, arquitetura e outros elementos do ambiente para transmitir informações, evocar emoções e envolver o público na narrativa. A narrativa ambiental permite que os criadores transmitam informações de uma forma mais indireta e imersiva, despertando a curiosidade do público e incentivando-o a participar ativamente na interpretação da narrativa. Podendo adicionar profundidade e riqueza a uma história, criando um mundo mais crível e envolvente para o público explorar. Usando o ambiente como o próprio narrador. Um elemento importante é evocado quando se observa a narrativa do jogo: o gótico, que será analisado à luz de teorias como CARTWRIGHT (2005), LUCKHARDT (2020), CALLEJA (2011), entre outras. Assim, este trabalho explora vários aspectos teóricos, aprofundando-se na escrita, apresentação, aspectos de jogabilidade e, mais importante, no uso da narrativa ambiental em Dark Souls III.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectNarrative Environmentpt_BR
dc.subjectDark Soulspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectNarrativa ambientept_BR
dc.titleEnvironmental storytelling in Dark Souls III, by Hidetaka Miyazakipt_BR
dc.title.alternativeNarrativa ambiental em Dark Souls III, de Hidetaka Miyazakipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Cynthia Beatrice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4559061442633545pt_BR
dc.contributor.referee2Sylvestre, Fernanda Aquino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7263180497540978pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264872737275375pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoThis work aims to analyze the game Dark Souls III, created by Hidetaka Miyazaki. Miyazaki is best known for his work with the game development company FromSoftware. He gained widespread recognition for his influential role in creating challenging and atmospheric action Role-Playing Games (RPG). Miyazaki is particularly celebrated for his involvement in the Souls series, including Demon's Souls, Dark Souls, Bloodborne, and Sekiro: Shadows Die Twice. His games are known for their punishing difficulty, intricate level design, and rich lore, contributing significantly to the evolution of the action RPG genre. It is essential to remark that this work’s main purpose is to explore some of the elements in the third entry of the series, Dark Souls III, which makes use of Environmental Storytelling as described by Mike Shepard (2014), which when employed correctly allow for foregoing the need to rely solely on dialogue or explicit narration; rather focusing on utilizing visual cues, ambiance, props, architecture, and other elements within the environment to convey information, evoke emotions, and immerse the audience in the narrative. Environmental storytelling allows creators to convey information in a more indirect and immersive manner, engaging the audience’s curiosity and encouraging them to actively participate in interpreting the narrative. It can add depth and richness to a story by creating a more believable and immersive world for the audience to explore. Using the environment as the narrator itself. A major element is evoked when overlooking the game’s narrative: goth, which will be analyzed in light of the theories like CARTWRIGHT (2005), LUCKHARDT (2020), CALLEJA (2011), among others. Thus, this work explores various theoretical aspects, delving deep into the writing, presentation, gameplay aspects and most importantly, the use of environmental storytelling in Dark Souls III.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnvironmentalStorytellingDark.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.