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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43113
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-7331-9927 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Estendendo WaveFunctionCollapse com grafos rotulados para a produção de conteúdo para jogos |
Autor(es): | Oliveira, Mateus Carmo de |
Primeiro orientador: | Fernandes, Márcia Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Abdala, Daniel Duarte |
Segundo membro da banca: | Miani, Rodrigo Sanches |
Resumo: | A geração procedural de conteúdo, GPC, é um recurso utilizado por muitos jogos digitais para fornecer aos jogadores um fluxo contínuo de experiências e interações novas. WaveFunctionCollapse é um algoritmo guloso sem backtracking de GPC, capaz de gerar mapas e texturas bidimensionais. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma extensão do algoritmo WFC, de tal forma que ela possa ser utilizada para produzir conteúdo em diferentes formatos, principalmente em formatos além da capacidade da implementação original. Para oferecer a capacidade e flexibilidade de descrição necessária para realizar isso, a estrutura central do algoritmo foi substituída por um multigrafo direcionado com arestas rotuladas. Uma implementação com as alterações propostas foi realizada e exemplos foram desenvolvidos para validar as funcionalidades, os quais mostraram que a extensão proposta é capaz de produzir uma maior gama de artefatos, com formatos mais variados e abrangentes que a implementação original, além de ainda reter a capacidade de produzir mapas e texturas bidimensionais. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento de Jogos Geração Procedural de Conteúdo Algoritmos Heurísticos Algoritmos Gulosos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | OLIVEIRA, Mateus Carmo de. Estendendo WaveFunctionCollapse com grafos rotulados para a produção de conteúdo para jogos. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43113 |
Data de defesa: | 26-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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