Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43065
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6570-4306
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Vocabulário terminológico de conceitos de língua
Alternate title (s): Terminological vocabulary of language concepts
Author: Lisboa, Joel Victor Reis
First Advisor: Fromm, Guilherme
First member of the Committee: Tagnin, Stella Esther Ortweiler
Second member of the Committee: Finatto, Maria José Bocorny
Third member of the Committee: Yamamoto, Márcio Issamu
Fourth member of the Committee: Ávila, Maria Virgínia Dias de
Summary: Conceitos como “língua materna”, “língua não materna”, “segunda língua”, “língua de herança”, “língua de acolhimento”, dentre muitos outros, são amplamente utilizados nas áreas de Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas com o intuito de descrever, classificar, especificar e representar os papéis desempenhados pelas línguas e os status, valores e funções atribuídos a elas em configurações sociolinguísticas diversas. Esses conceitos de língua são marcadores funcionais e dinâmicos, sendo continuamente reformulados, redefinidos e atualizados em função das demandas das pesquisas, assim como por estarem vinculados a realidades sociolinguísticas e identitárias que são, por natureza, mutáveis. Face à centralidade da terminologia dos conceitos de língua para áreas que atuam na intersecção entre línguas, indivíduos e sociedade, é relevante que pesquisadores em formação e professores de línguas tenham domínio dessa rede terminológico-conceitual, visto que, para além da comunicação científica, ela é central nas discussões sobre políticas linguísticas e ensino-aprendizagem de línguas. Contudo, a falta de consenso e a diversidade terminológica dos conceitos de língua, aliadas à dinamicidade e plasticidade desses conceitos, resultam em instabilidades, sobreposições e ambiguidades terminológicas que dificultam a compreensão, o rigor terminológico e o domínio dessa rede terminológico-conceitual por pesquisadores e professores. Em vista disso, esta pesquisa teve como objetivo a construção do VTCL – Vocabulário Terminológico de Conceitos de Língua (http://vtcl.votec.ileel.ufu.br/), uma obra terminográfica disponibilizada gratuitamente on-line que apresenta a terminologia dos conceitos de língua de maneira sistematizada e sintetizada, abarcando a polissemia dessa rede terminológica e as relações conceituais entre as unidades terminológicas que compõem o vocabulário. A construção do VTCL foi orientada pelo arcabouço teórico da Teoria Comunicativa da Terminologia, pelos princípios teórico-metodológicos da Terminografia e pela Linguística de Corpus como base metodológica. Ele foi desenvolvido a partir de um corpus acadêmico de aproximadamente 23,3 milhões de tokens, composto por 325 artigos, 521 dissertações e 117 teses da área de Português como Língua Não Materna. O corpus foi processado e analisado quali-quantitativamente por meio do software WordSmith Tools (Scott, 2022), e a produção e disponibilização do VTCL foram feitas a partir de uma nova versão do VoTec (Fromm, 2007) construída especificamente para o produto desta tese. O VTCL conta, inicialmente, com as 10 unidades terminológicas mais frequentes no corpus de estudo, a saber: língua adicional, língua de herança, língua de sinais, língua estrangeira, língua materna, língua não materna, língua oficial, língua segunda, primeira língua e segunda língua. Em função da alta polissemia que permeia essa rede terminológico-conceitual, a análise dessas 10 unidades terminológicas resultou na construção de 28 verbetes para o VTCL. Como perspectiva futura desta pesquisa, objetivamos ampliar progressivamente nosso vocabulário terminológico até alcançar as 50 unidades terminológicas identificadas no corpus de estudo.
Abstract: Concepts such as “first language”, “non-native language”, “second language”, “heritage language”, “host language”, among many others, are widely used in the fields of Language Policy and Language Teaching to describe, classify, specify, and represent the roles played by languages and the statuses, values, and functions attributed to them in diverse sociolinguistic configurations. These language concepts are functional and dynamic markers, continuously reformulated, redefined, and updated in response to research demands, as well as for being linked to sociolinguistic and identity realities that are inherently mutable. Given the centrality of the terminology of language concepts to fields operating at the intersection of languages, individuals, and society, it is crucial for researchers and language teachers to master this terminological-conceptual network, since, beyond scientific communication, this network is central to discussions on language policy and language teaching and learning. However, the lack of consensus and the terminological diversity of language concepts, combined with their dynamicity and plasticity, result in terminological instabilities, overlaps, and ambiguities that hinder the understanding, terminological precision, and mastery of this terminological-conceptual network by language teachers and researchers. Therefore, the aim of this research was to create the VTCL – Terminological Vocabulary of Language Concepts (http://vtcl.votec.ileel.ufu.br/), a freely available online reference work that systematically and concisely presents the terminology of language concepts, encompassing the polysemy of this terminological network and the conceptual relationships among the terminological units in the vocabulary. The production of the VTCL was guided by the theoretical framework of the Communicative Theory of Terminology, the theoretical-methodological principles of Terminography, and Corpus Linguistics as the methodological foundation. It was developed from an academic corpus of approximately 23.3 million tokens, consisting of 325 papers, 521 theses, and 117 dissertations in the field of Portuguese for Speakers of Other Languages. The corpus was processed and analyzed both qualitatively and quantitatively using the software WordSmith Tools (Scott, 2022), while a new version of VoTec (Fromm, 2007) was developed specifically to produce and host the vocabulary online. The VTCL initially includes the 10 most frequent terminological units in the study corpus, namely: additional language, heritage language, sign language, foreign language, native language, non-native language, official language, first language, and second language (língua segunda and segunda língua). Due to the high polysemy within this terminological-conceptual network, the analysis of these 10 terminological units led to the creation of 28 entries for the VTCL. As future directions of this research, we aim to progressively expand our terminological vocabulary to include the 50 terminological units identified in the study corpus.
Keywords: Terminologia
Terminology
Terminografia
Terminography
Conceitos de Língua
Language Concepts
Vocabulário Terminológico
Terminological Vocabulary
Linguística de Corpus
Corpus Linguistics
Linguística
Linguistics
Universidade Federal de Uberlândia
Federal University of Uberlândia
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Graduate Program in Linguistic Studies
Vocabulário Terminológico de Conceitos de Língua
Terminological Vocabulary of Language Concepts
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Subject: Linguística
Vocabulário
Linguística de corpus
Terminologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: LISBOA, Joel Victor Reis. Vocabulário terminológico de conceitos de língua. 2024. 330 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.572.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.572
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43065
Date of defense: 19-Aug-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VocabularioConceitosLingua.pdfTese12.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons