Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42870
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorReinaldo Rodrigues Pimental
dc.date.accessioned2024-08-20T17:46:51Z-
dc.date.available2024-08-20T17:46:51Z-
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42870-
dc.descriptionO presente trabalho consiste na avaliação do efeito de diferentes períodos de molhamento foliar para ocorrência de ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) em dois cultivares de soja transgênicos (Glycine max). O experimento foi feito em casa de vegetação instalada no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia com utilização dos cultivares BRS - Favorita RR e BRS MG 750 RR que foram submetidos a diferentes períodos de molhamento foliar (12, 24, 36 e 48 horas). A semeadura foi feita em vasos plásticos contendo substrato agrícola (Plantimax)®, vermiculita expandida, húmus de minhoca, areia lavada, e solo, na proporção de 1:1:1:2:4, respectivamente. A inoculação foi feita em 15 de maio de 2010 no primeiro e segundo trifólios das plantas com suspensão de esporos de P.pachyrhizi e após dezenove dias coletou-se os folíolos centrais de tais trifólios, sendo os mesmos avaliados quanto à severidade (%), número de lesões necróticas/cm2 e número de pústulas/cm2. A severidade (%) foi estimada pela escala diagramática de Godoy et al. (2006) e o número de lesões necróticas/cm2 e de pústulas/cm2 foram estimados com o auxílio de um microscópio esteoscópico no Laboratório de Fitologia e Virologia Vegetal (LAVIV). Os dados coletados foram analisados estatisticamente utilizando o software Sisvar (FERREIRA,2006), a 5% de significância. Os resultados obtidos mostram que, com o aumento do período de molhamento foliar, houve acréscimos na severidade (%), número de lesões necróticas/cm2 e número de pústulas/cm2 em ambos os cultivares. O número de lesões necróticas/cm2 e o número de pústulas/cm2 apresentaram os maiores valores com 48 horas de molhamento foliar. Já a severidade (%) apresentou ponto máximo aproximadamente em 41,25 horas de molhamento foliar durante a incubação logo após a inoculação. A ocorrência da doença nos dois cultivares não apresentou diferença estatística.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectinfecção
dc.subjectinoculação
dc.subjectGlycine max
dc.subjectPhakopsora pachyrhizi.
dc.titleEfeito do período de molhamento foliar na ocorrência da ferrugem asiática em duas cultivares transgênicas de soja
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1Jonas Jagër Fernandes
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2011_2_37.pdf641.08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.