Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42870
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Efeito do período de molhamento foliar na ocorrência da ferrugem asiática em duas cultivares transgênicas de soja
Autor: Reinaldo Rodrigues Pimental
Primer orientador: Jonas Jagër Fernandes
Notas: O presente trabalho consiste na avaliação do efeito de diferentes períodos de molhamento foliar para ocorrência de ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) em dois cultivares de soja transgênicos (Glycine max). O experimento foi feito em casa de vegetação instalada no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia com utilização dos cultivares BRS - Favorita RR e BRS MG 750 RR que foram submetidos a diferentes períodos de molhamento foliar (12, 24, 36 e 48 horas). A semeadura foi feita em vasos plásticos contendo substrato agrícola (Plantimax)®, vermiculita expandida, húmus de minhoca, areia lavada, e solo, na proporção de 1:1:1:2:4, respectivamente. A inoculação foi feita em 15 de maio de 2010 no primeiro e segundo trifólios das plantas com suspensão de esporos de P.pachyrhizi e após dezenove dias coletou-se os folíolos centrais de tais trifólios, sendo os mesmos avaliados quanto à severidade (%), número de lesões necróticas/cm2 e número de pústulas/cm2. A severidade (%) foi estimada pela escala diagramática de Godoy et al. (2006) e o número de lesões necróticas/cm2 e de pústulas/cm2 foram estimados com o auxílio de um microscópio esteoscópico no Laboratório de Fitologia e Virologia Vegetal (LAVIV). Os dados coletados foram analisados estatisticamente utilizando o software Sisvar (FERREIRA,2006), a 5% de significância. Os resultados obtidos mostram que, com o aumento do período de molhamento foliar, houve acréscimos na severidade (%), número de lesões necróticas/cm2 e número de pústulas/cm2 em ambos os cultivares. O número de lesões necróticas/cm2 e o número de pústulas/cm2 apresentaram os maiores valores com 48 horas de molhamento foliar. Já a severidade (%) apresentou ponto máximo aproximadamente em 41,25 horas de molhamento foliar durante a incubação logo após a inoculação. A ocorrência da doença nos dois cultivares não apresentou diferença estatística.
Palabras clave: infecção
inoculação
Glycine max
Phakopsora pachyrhizi.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42870
Fecha de defensa: 2011
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2011_2_37.pdf641.08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.