Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42837
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvimento de tectona grandis em função das características de solo e práticas culturais e silviculturais em seis propriedades no município de Uberlândia, MG
Autor(es): Cássio Bueno Martins
Primeiro orientador: Lisias Coelho
Notas: A teca (Tectona grandis L. f.) é uma espécie arbórea da família Lamiaceae, originária do Sudoeste Asiático. Por se tratar de uma espécie capaz de produzir uma madeira de excelente qualidade e grande beleza, desperta o interesse de várias pessoas devido ao seu potencial econômico. É cultivada exclusivamente em regiões tropicais e, no Brasil foi introduzida comercialmente no final da década de 1960 no estado do Mato Grosso. O bioma cerrado possui potencial para o cultivo dessa espécie, embora ainda seja tímida a sua exploração comercial. As condições climáticas e edáficas, a disponibilidade de fatores do ambiente (água, luz, nutrientes minerais, espaço físico, gás carbônico) e as práticas culturais e silviculturais empregadas nessas regiões devem ser mais bem estudadas com a finalidade de atingir o objetivo do cultivo da teca que são quantidade e qualidade de madeira produzida. Posto isso, o presente trabalho, conduzido na região de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, teve como objetivo avaliar o crescimento de seis plantações de teca, comparando as práticas culturais e silviculturais empregadas e características dos locais de plantio. A avaliação do crescimento foi baseada nos dados de DAP, e por se tratar de plantios com idades diferentes, todos os valores foram padronizados para 01 ano de idade. O teste estatístico adotado foi o de Tukey a 0,05 de significância. Os dados das práticas culturais e silviculturais e das análises química e física dos solos auxiliaram na análise do crescimento de cada propriedade. Conclui-se que solos com textura mais arenosa, aliado a desrama e controle de plantas invasoras conduzidos de maneira e na época adequada propiciaram os melhores crescimentos de DAP para a cultura da teca.
Palavras-chave: Bioma cerrado
crescimento
teca
silvicultura.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42837
Data de defesa: 2011
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_2_03.pdf138.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.