Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorThiago Henrique Ferreira
dc.date.accessioned2024-08-20T17:46:27Z-
dc.date.available2024-08-20T17:46:27Z-
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42833-
dc.descriptionA podridão branca da haste, causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum é uma das principais doenças da cultura da soja, ocasionando grandes perdas em produtividade e podendo permanecer viável de uma safra para outra, através de estruturas de sobrevivência causando grandes prejuízos. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia dos cloretos de benzalcônio sobre a cultivar BRS Valiosa RR, o delineamento experimental foi o de blocos casualizados, consistindo em 6 tratamentos e uma testemunha compostos por 4 repetições. As parcelas possuíam 6 linhas de 5m, espaçadas 0,5m totalizando 15m2 de parcela. Sendo que para avaliação foram utilizadas as 4 linhas centrais da parcela. Utilizou-se 7 tratamentos, T1 = Testemunha; T2 = cloretos de benzalcônio (4 aplicações); T3 = cloretos de benzalcônio (3 aplicações); T4 = (I) tiofanato metílico + cloretos de benzalcônio; T5 = (II) tiofanato metílico + cloretos de benzalcônio; T6 = (III) tiofanato metílico + cloretos de benzalcônio e T7 = tiofanato metílico (3 aplicações). A eficácia dos fungicidas foi obtida com base na incidência, severidade e índice da doença, peso de escleródios, peso de mil grãos (g) e produtividade (kg.ha-1). Os tratamentos T7 = tiofanato metílico (3 aplicações) e T6 = (III) tiofanato metílico + cloretos de benzalcônio apresentaram menores valores de AACPD (Àrea Abaixo da Curva de Progresso da Doença) de índice de doenças e os tratamentos T5 = (II) tiofanato metílico + cloretos de benzalcônio e T6 = (III) tiofanato metílico + cloretos de benzalcônio apresentaram as maiores médias de produtividade não diferindo estatisticamente entre si.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectDoenças Fúngicas
dc.subjectMofo Branco
dc.subjectFungicida
dc.subjectSoja
dc.titleEficácia de cloretos de benzalcônio no controle de sclerotinia sclerotiorum, podridão branca da haste na cultura da soja
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1Fernando César Juliatti
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_1_25.pdf913.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.