Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42783
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise agronômica e sensorial de genótipos de milho doce de diferentes classes de endosperma em função de intervalos de colheita
Autor: Jéssica da Silva Camilo
Primer orientador: José Magno Queiroz Luz
Notas: O milho doce é uma espécie olerícola de alto valor agregado que é destinada basicamente ao consumo humano devido ao sabor doce dos grãos. O presente trabalho teve por objetivo avaliar as características sensoriais e agronômicas de genótipos de milho doce pertencentes a distintas classes de endosperma em função de intervalos de colheita. O experimento foi instalado na Estação Experimental de Pesquisa da Syngenta Seeds Ltda, no município de Uberlândia-MG. A semeadura ocorreu no dia 12 de dezembro de 2009, utilizando seis híbridos simples experimentais de milho doce de diferentes classes de endosperma (SWC03, SWC04, SWC05, SWC06, SWC07 e SWC08) e duas testemunhas, um híbrido duplo (SWC01) um híbrido triplo (SWC02). Realizou-se adubação de semeadura com 750 kg ha-1 de NPK 08-20-20. O delineamento experimental foi de blocos casualizados em esquema fatorial 8x4, que corresponde aos oito híbridos e quatro intervalos de colheita (26, 28, 30 e 32 dias após a colheita - DAF), com três repetições. Para a determinação do ponto de colheita foi realizado o monitoramento do florescimento feminino. A colheita foi realizada manualmente, e cerca de 5 espigas foram usadas para a determinação da umidade (%), produtividade de espigas com palha e de grãos (t ha-1) e rendimento industrial (%) no Laboratório de Biotecnologia da Syngenta Seeds. Foram utilizadas aproximadamente 20 espigas para a análise sensorial de sabor, cor e textura no Laboratório de Análise Sensorial do IFET em Uberlândia - MG. Os genótipos foram avaliados sensorialmente por meio de teste de preferência utilizando escala hedônica de nove pontos variando de "desgostei extremamente a "gostei extremamente" . Quarenta e uma pessoas (25 mulheres e 16 homens) foram convidadas para o estudo. Aos 30 DAF os híbridos SWC04 e SWC08 apresentaram as maiores produtividades e rendimento industrial com umidade ideal de colheita (70 a 80%). A média de preferência foi maior quando os genótipos foram colhidos aos 26 e 28 DAF e os híbridos SWC04 e SWC05 apresentaram maior preferência para todas as características avaliadas independente do intervalo de colheita. O híbrido SWC04 apresentou o melhor desempenho agronômico e sensorial aos 28 DAF.
Palabras clave: Zea mays subsp. saccharata
teste de preferência
híbridos
florescimento
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42783
Fecha de defensa: 2010
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2010_2_16.pdf611.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.