Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42707
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Validação de uma metodologia de ánalise visual de espigas para estimativa de porcentagem de grãos ardidos em milho
Autor(es): Lucas Silvestre de Melo
Primeiro orientador: Césio Humberto de Brito
Notas: O presente trabalho teve por objetivo validar o método de análise visual de espigas para estimativa de porcentagem de grãos ardidos, a partir da comparação deste método com a separação, contagem e pesagem dos mesmos. O experimento foi instalado na Fazenda Pombo (18° 56' 13" S e 46° 10' 27" W), no município de Uberlândia-MG durante o ano agrícola de 2007/2008. A semeadura ocorreu no dia 06/11/2007, utilizando-se de três híbridos como ambientes genéticos, sendo um híbrido simples (NB 7253), um duplo (NB 6415) e um triplo (NB 7376), com adubação de semeadura de 500 Kg.ha-1 de NPK 08-30-10. Os tratos culturais foram realizados de forma a permitir a expressão do maior potencial produtivo dos híbridos. A parcela constou de 4 linhas de 5 metros, espaçadas 0,60m entre linhas, totalizando 12,48m². Uma desfolha manual foi realizada quando as plantas se encontravam no estádio R2 para que houvesse distúrbios fisiológicos, influenciando na severidade de grãos ardidos, obedecendo a oito padrões progressivos de desfolha. A colheita foi realizada manualmente, separando vinte espigas seqüenciais para análise visual. Totalizou-se 153 amostras, sendo 51 de cada híbrido, para que houvesse a comparação dentro de cada amostra separadamente, sem a necessidade da determinação de um delineamento, sendo que, após a obtenção da porcentagem de grãos ardidos de cada espiga, foi calculada a porcentagem média de cada amostra. Após a análise, essas foram debulhadas juntamente com o restante da parcela, formando o total do qual foi retirada uma amostra de 250g, que foi contada. A separação visual de grãos ardidos foi realizada com esta amostra, e estes foram pesados e contados, obtendo-se as porcentagens em massa e número para validar o método. Ainda foi calculado um coeficiente de perda de produtividade por grãos ardidos e uma respectiva equação, por híbrido. Obteve-se que o método de análise visual estima grãos ardidos de forma semelhante à separação por número, superestimando a porcentagem desses em comparação à separação por massa, sendo eficaz, principalmente quando se visa menor custo e tempo. Encontrou-se a possibilidade de estimar perdas de produtividade por grãos ardidos através de equações.
Palavras-chave: grãos ardidos
estimativa
análise visual
espigas
milho.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42707
Data de defesa: 2009
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_2_25.pdf4.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.