Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42553
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Influência da diversidade genética em cultivares de sorgo na reitênsia a antracnose (colletotrichum sublineolum)
Autor(es): Ester Alvarenga Santos Buiate
Primeiro orientador: Carlos Roberto Casela
Notas: A resistência genética é a principal medida de controle da antracnose (Colletotrichum sublineolum) na cultura do sorgo. O uso desta medida pode, entretanto ser dificultado pela alta variabilidade apresentada pelo patógeno nas condições brasileiras. Com objetivo de se avaliar possíveis alternativas para aumentar a durabilidade da resistência a esse patógeno, foi avaliado o processo de antracnose em quatro híbridos simples, dois híbridos triplos e um hibrido duplo de sorgo e suas respectivas linhagens, num total de treze tratamentos, em um delineamento experimental de blocos ao acaso com três repetições. As linhagens componentes dos híbridos foram previamente caracterizadas em casa de vegetação quanto à resistência vertical a 20 isolados monospóricos do patógeno. O ensaio foi conduzido na área experimental de Centro Nacional de Milho e Sorgo (CNPMS) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na cidade de Sete Lagoas (MG) e na fazenda experimental da empresa Monsanto do Brasil Ltda., em Uberlândia (MG). Foram feitas sete avaliações de severidade de doença a intervalos semanais e os dados de severidade foram utilizados para o cálculo da área abaixo da curva de progresso de doença (AACPD). Observou-se, em casa de vegetação, a existência de interação diferencial entre as linhagens de sorgo e os isolados de C. sublineolum. Os híbridos triplos mostraram uma redução significativa na severidade de doença em relação às linhagens mais suscetíveis que entraram na composição. Tal redução pode ter sido determinada pela diversidade gerada nas populações hospedeiras resultante da provável presença de diferentes genes de resistência nas linhagens parentais.
Palavras-chave: resistência genética
Sorghum bicolor
doenças
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42553
Data de defesa: 2006
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_1_07.pdf362.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.