Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42546
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito de diferentes doses de silicato de cálcio e magnésio na reprodução de heterodera glycines ichinohe 1952 na cultura da soja (glycine max ( l.) Merril)
Autor(es): Vinicius Dias
Primeiro orientador: Maria Amélia dos Santos
Notas: O presente trabalho foi conduzido em casa de vegetação com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes doses de silicato de cálcio e magnésio na Reprodução do nematóide cisto da soja, Heterodera glycines Ichinohe 1952 na cultura da soja (Glycine max L. Merril). A cultivar de soja utilizada foi a BRS-MG 46 - Conquista. Os tratamentos foram os seguintes: 0, 800, 1650 e 3300 kg.ha-1 de silicato de cálcio e magnésio. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco repetições em esquema fatorial 4x2, com 4 tratamentos de silicato de cálcio e magnésio na presença e ausência do fitonematóide. A aplicação do silicato foi concomitante à semeadura da soja e após 20 dias foi realizada a inoculação de Heterodera glycines. No período de florescimento da soja foram retiradas amostras foliares para posterior análise de cálcio, magnésio e silício. No final do experimento, aos 150 dias após a inoculação do fitonematóide, a soja foi colhida e foram feitas as seguintes avaliações: número de cistos de Heterodera glycines presentes no solo e raiz; teor de cálcio, magnésio e silício no solo. Com os resultados obtidos observaram-se que os teores de cálcio e silício no solo e na folha aumentaram com o aumento nas doses de silicato de cálcio e magnésio; os teores de magnésio no solo e na folha diminuíram com o aumento da dose de silicato de cálcio e magnésio aplicadas; o número de cistos de Heterodera glycines diminuiu com o aumento da dose de silicato aplicada. Portanto há um envolvimento do silício utilizado na redução da população do fitonematóide estudado. Estudos posteriores devem ser realizados para compreensão dos mecanismos envolvidos nesse processo.
Palavras-chave: Heterodera glycines
Soja
Nematóide
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42546
Data de defesa: 2005
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_2_38.pdf212.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.