Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42439
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação de diferentes corretivos e da ação do gesso através de colunas de lixiviação em material de um latossolo vermelho distroférrico
Autor: Rogério Gaudard de Oliveira
Primer orientador: Gaspar Henrique Korndorfer
Notas: O Cerrado é considerado uma das alternativas utilizadas para a expansão da área produtiva. Como em todo o cultivo do solo, uma das principais limitações é a acidez do solo. Para amenizar tal problema, o corretivo de solo mais utilizado para correção da acidez do solo, fornecimento de cálcio e magnésio é o calcário, porém sua maior dificuldade é a correção da acidez em camadas mais profundas que 20 cm até onde ele é incorporado. Em busca de novas alternativas para este problema de acidez e deficiência nutricional, que se vem estudando formas de correção da acidez, e disponibilidade de cálcio e magnésio de forma mais equilibrada (disponível) para a planta como é o caso dos silicatos de Ca e MG. O objetivo do trabalho foi avaliar a capacidade do carbonato de cálcio, gesso, termofosfato e de silicatos em fornecer cálcio, magnésio e em corrigir o pH do solo em profundidade. Para tal, foi instalado um experimento em casa-de-vegetação, na Universidade Federal de Uberlândia. Utilizou-se de um Latossolo Vermelho distroférrico em função do seu baixo teor de Si disponível e seu alto teor de argila (muito argiloso). Foram utilizadas as seguintes fontes: carbonato de cálcio (CaCO3 - puro); termofosfato; gesso (CaSO4) e 2 fontes de Si, Recmix (silicato de cálcio e magnésio) e Wollastonita (CaSiO3), todos aplicados na dose de 500 e 1000 kg.ha-1 de Ca, na testemunha não foi aplicado nenhuma dose de Ca. Todos os tratamentos incluindo a testemunha tinham 4 repetições. Foram utilizados 44 lisímetros de 60 cm de altura por 10 cm de diâmetro (volume do lisímetro = 0,0047 m3), divididos em 12 anéis de 5 cm cada, que foram preenchidos com o solo adicionando-se, posteriormente, o equivalente a 2000 mm de precipitação pluviométrica distribuídos durante 40 dias. Após este período foram feitas análises de pH, Ca, MG e Si nas diferentes profundidades do solo (anéis). Para avaliação dos dados, foram desconsiderados o primeiro e o ùltimo anel de cada coluna. Concluiu -se que a fonte que melhor corrigiu o pH até a profundidade de 25 cm foi carbonato de cálcio, seguida das fontes de Si. A partir de 25 cm de profundidade não apresentam diferença. Dentre as fontes de silício avaliadas, não houve diferença quanto ao fornecimento de silício em profundidade. O gesso consegue disponibilizar Ca até a última profundidade, concordando com o já conhecido efeito de condicionador de solo.
Palabras clave: Gesso
Solos
Fertilidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42439
Fecha de defensa: 2004
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2004_1_31.pdf297.81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.