Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42418
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Levantamento da incidência de ferrugem (hemilea vastatrix) em lavoura cafeeira irrigada no município de Uberlândia, safra 2007/2008
Autor: Milene Faleiros Maurente Guimarães
Primer orientador: Jonas Jagër Fernandes
Notas: Para avaliar a incidência e severidade da ferrugem (Hemilea vastatrix Berk. e Br.) em cafeeiro na Fazenda do Glória, no município de Uberlândia-MG realizou-se o levantamento desta doença no período de Outubro/2007 a Setembro/2008. O solo da área do cafezal é classificado como Latossolo Vermelho Distrófico. A cultura foi instalada na área em novembro de 2000, no espaçamento de 3,5 m entre linhas e 0,7 m entre plantas na linha. As cultivares avaliadas foram Icatu Amarelo/3282; Mundo Novo/379-19 e Catuaí Vermelho/15; todas sob irrigação. Os controles de pragas e outras doenças foram realizados conforme recomendações para a cultura, com a aplicação via sistema de irrigação. A área experimental foi mantida livre de plantas infestantes por meio da aplicação de herbicidas. Para manejo da ferrugem do cafeeiro, em novembro/2006 e novembro/2007, fez-se uma aplicação do produto de Ciproconazole + Thiamethoxam (Verdadero 600 WG), na dose de 1kg.ha-1. A amostragem para levantamento da ocorrência da ferrugem do cafeeiro foi realizada ao acaso, na terceira semana de cada mês, em área homogênea da lavoura, dividindo-se o talhão de cada linhagem em nove sub-áreas, para se analisar a ocorrência temporal e espacial da ferrugem e determinação da curva de progresso da doença. Em cada sub-área fez-se a coletada ao acaso de uma folha por planta, no terceiro ou quarto par de folhas de uma ramo localizado no terço inferior do cafeeiro, em dez plantas consecutivas. Os dados climáticos foram obtidos na Estação Meteorológica da Universidade Federal de Uberlândia, localizada na Fazenda Experimental do Glória. A análise da temperatura do ar e da precipitação demonstra um ano atípico, com temperaturas elevadas e menor volume de chuvas, comparada às médias da região, mas as condições de umidade relativa e temperatura do ar favorecem a ocorrência da ferrugem do cafeeiro. Durante todo o período do levantamento não houve incidência de ferrugem, nas cultivares de cafeeiros Icatu Amarelo/3282, Catuaí Vermelho/15 e Mundo Novo/379-19, na safra de 2007/2008. Sendo assim, o controle químico com Ciproconazole + Thiamethoxam e a pulverização de sulfato de cobre na calda de micronutrientes, associado ao sistema de irrigação localizada, ao plantio não adensado, á grande distância de fontes de inoculo de Hemileia vastatrix, e ao manejo da nutrição e da irrigação da cultura na safra 2007/2008 foram eficientes para o controle da ferrugem.
Palabras clave: Café
Hemileia
Ferrugem.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42418
Fecha de defensa: 2008
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2008_2_14.pdf1.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.