Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42311
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Produtividade da cultura do milho em função de um regulador de crescimento aplicado em diferentes doses e épocas
Autor: Cesar Karley Lemos de Paiva
Primer orientador: Regina Maria Quintão Lana
Notas: O presente trabalho avaliou a eficiência agronômica do regulador de crescimento Kelpak em diferentes doses e épocas de aplicação na cultura do milho. Todo o experimento foi realizado na Fazenda Pinusplan no município de Ubelândia-MG e as análises no Laboratório de Análise de Solo no período de maio a setembro de 2006. Os tratamentos presentes no experimento foram os seguintes: tratamento de sementes (T.S.) com 0,2 L ha-1; via foliar (V.F.) com 15 DAE com 2,0 L ha-1; T.S. mais V.F. com 0,2 L ha-1 e 2,0 L ha-1 respectivamente; T.S. com 0,1 L ha-1; V.F. com 1,0 L ha-1; T.S. mais V.F. com 0,1 L ha-1 e 1,0 L ha-1 respectivamente; T.S. mais V.F. com 0,1 L ha-1 e 2,0 L ha-1 respectivamente; T.S. mais V.F. com 0,2 L ha-1 e 1,0 L ha-1 respectivamente e testemunha sem nenhuma aplicação. As variáveis analisadas foram: produtividade, peso de 1000 grãos e teores de micronutrientes foliares. As médias foram submetidas à análise de variância pelo software ESTAT e comparadas pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade. Não foi observado nenhum sintoma visual de toxicidade durante os estágios da cultura quando aplicados o produto tanto no tratamento de sementes como via foliar, nas dosagens recomendadas. As melhores produtividades foram observadas quando as maiores doses do produto foram utilizadas, seja no tratamento de sementes ou via foliar aos 15 DAE. No peso de 1000 grãos, não houve diferença significativa, assim como quanto aos teores de micronutrientes, com exceção do Mn, pois o Kelpak provocou uma maior absorção desse nutriente em relação à testemunha. O produto influenciou positivamente na produção de milho sendo que, o tratamento onde se aplicou 0,1 L ha-1 no tratamento de sementes e 2,0 L ha-1 via foliar 15 DAE foi o que apresentou maior produtividade.
Palabras clave: Produção
Milho
Micronutrientes
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42311
Fecha de defensa: 2006
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2006_2_08.pdf154.1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.