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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-5588-7564
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Interseccionalidade e educação linguística em língua inglesa: uma análise discursivo-interseccional de teses e dissertações (2003-2023) (2003 2023)
Autor(es): Gomes, Lidia Machado
Primeiro orientador: Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva
Primeiro membro da banca: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Segundo membro da banca: Vianna, Cintia Camargo
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica emerge no âmbito do ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira, com o propósito de investigar a mobilização linguístico-discursiva dos marcadores sociais de raça, classe e gênero em pesquisas realizadas no contexto brasileiro. Guiando-se pelas lentes da Interseccionalidade (Gonzalez, 1984; Akotirene, 2019; Collins, 2022) e da Análise do Discurso (Pêcheux, 1990; Orlandi, 1997, 2005), este estudo objetivou analisar teses e dissertações que abordaram a educação linguística em língua inglesa sob uma perspectiva interseccional. Para tanto, foram mapeadas as representações de educação linguística e identidade em dezoito estudos defendidos no período de 2003 a 2023. Os resultados de análise apontam para ecos de uma memória discursiva que atribui à educação linguística um papel central na formação crítica dos alunos, todavia, sem atentar para as contradições constitutivas que permeiam as práticas discursivas do ambiente escolar. Além disso, apesar da adesão teórico-metodológica à área da Linguística Aplicada, alguns estudos perpetuam visões binaristas das identidades de raça, classe e gênero. Tais conclusões podem ser relevantes para compreender como a interseccionalidade vem sendo abordada nas pesquisas brasileiras e podem sugerir novos caminhos para a Linguística Aplicada no contexto nacional.
Abstract: This bibliographic research emerges within the scope of English language teaching and learning as a foreign language, aiming to investigate the linguistic-discursive mobilization of social markers of race, class, and gender in research conducted in the Brazilian context. Guided by the lenses of Intersectionality (Gonzalez, 1984; Akotirene, 2019; Collins, 2022) and Discourse Analysis (Pêcheux, 1990; Orlandi, 1997, 2005), this study aimed at analyzing theses and dissertations that addressed language education in English from an intersectional perspective. To this end, representations of language education and identity were mapped in eighteen studies defended between 2003 and 2023. The analysis results point to echoes of a discursive memory that attributes a central role to language education in the critical formation of students, however, without considering the constitutive contradictions that permeate discursive practices in the school environment. Furthermore, despite the theoretical and methodological adherence to the field of Applied Linguistics, some studies perpetuate binary views of race, class, and gender identities. Such conclusions may be relevant for understanding how intersectionality is being addressed in Brazilian research and may suggest new pathways for Applied Linguistics in the national context.
Palavras-chave: Interseccionalidade
Educação linguística em língua inglesa
Análise do discurso
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMES, Lidia Machado. Interseccionalidade e educação linguística em língua inglesa: uma análise discursivo-interseccional de teses e dissertações (2003-2023). 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42261
Data de defesa: 23-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

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