Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42226
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-7177-0592 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Relato de experiência: vivenciando o estágio supervisionado na UTI |
Título(s) alternativo(s): | Experience report: experiencing the internship supervised in the ICU |
Autor(es): | Prado, Camila Rodrigues |
Primeiro orientador: | Cunha, Cristiane Martins |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Cristiane Martins |
Segundo membro da banca: | da Silveira, Sebastião Elias |
Terceiro membro da banca: | Rezende, Célia Fabricio de Souza |
Resumo: | O estágio curricular supervisionado é uma ferramenta essencial na formação de enfermeiros na fase final da graduação, pois ele proporciona experiências práticas e reais dentro de um hospital. Durante o estágio, o aluno adquire conhecimentos e habilidades fundamentais para sua formação profissional. Trata-se de um relato de experiência que descreve as percepções e a vivência de uma estudante, em seu estágio curricular hospitalar, dentro de uma unidade de terapia intensiva em um hospital público de alta complexidade. Foram descritas as percepções sobre o relacionamento interpessoal com os preceptores, com a equipe multiprofissional, com os pacientes e familiares. Além disso, foi analisado o processo de ensino, ressaltando os pontos positivos e negativos dessa experiência. O estágio contribuiu para o desenvolvimento de meu pensamento crítico e reflexivo diante do processo saúde-doença, a aplicação dos princípios éticos e morais da profissão e da humanização. O desenvolver desse relato de experiência foi enriquecedor, por ter a oportunidade de reviver o momento mais importante da graduação e que é fundamental para os estudantes, porque proporciona uma visão ampla de todo o conhecimento até então adquirido e vivido. |
Abstract: | The supervised curricular internship is an essencial tool for graduating nurses in their final graduation step, because it provides practical and real experiences inside of a hospital. During the internship, the student acquires knowledge and habilities that are fundamental for their professional formation. It’s an experience report that describes the perceptions and experiences of a student, in their hospital curricular internship, inside of a intensive therapy unity in a public hospital of high complexity. There were described the perceptions about the interpersonal relationship with the preceptors and family members. Beyond that, the process of teaching was analized, highlighting the positive and negative points of this experience. The internship contributed for the development of my critic and reflexive toughts against de process of health- disease, the application of ethical and moral principles of the profession and the humanization. The development of this experience report foi enrichment, to have the oportunity to revive the most importante moment of the graduation and that is fundamental for the students, because it provides a wide vision of all the knowlegde so far acquired and lived.PRADO |
Palavras-chave: | estágio clínico clinic internship enfermagem unidade de terapia intensiva nursing intensive therapy unity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PRADO, Camila Rodrigues. Relato de experiência: vivenciando o estágio supervisionado na UTI. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42226 |
Data de defesa: | 19-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelatoExperiênciaVivenciando.pdf | 227.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons