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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-6954-9142
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Impessoalidade na composição da tese e da argumentação: uma análise descritiva em corpus de redações estilo ENEM
Alternate title (s): Impersonality in the composition of the thesis and argumentation: a descriptive analysis on a corpus of Enem style
Author: Sousa, Rosena Caixeta Silva Rodrigues de
First Advisor: Novodvorski, Ariel
First member of the Committee: Grama, Daniela Faria
Second member of the Committee: Dias, Eliana
Third member of the Committee: Souza, Heberth Paulo de
Summary: O presente trabalho tem como objetivo estudar a impessoalidade na formação da tese e da argumentação num corpus de redações que denominamos Estilo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Desse modo, numa análise descritiva, observa-se a relação entre vocábulos como fato na composição da opinião, da proposição -denominada de tese - e sua possível impessoalidade nessa construção, visto ser considerado relevante se posicionar no texto, sem utilizar necessariamente a 1ª pessoa do singular (já que em determinados contextos sua ocorrência condiciona um traço recorrente de outros gêneros discursivos como o Artigo de opinião, por exemplo). Além disso, analisamos também nos corpora de redações a relação de verbetes como “deve” e “necessário” com a produção da argumentação desse tipo de escrita. Nesse sentido, na perspectiva de um contexto educacional, esta pesquisa se justifica na tentativade explorar palavras que norteiem uma escrita mais próxima do que se considera pelo exame nota máxima, ou seja, nota 1000. Posto isso, lançando mão de um corpus de redações vasto, com textos compilados durante a graduação e a pós-graduação, utilizou-se do software WordSmith Tools (Scott, 2012), que serviu para uma análise quali-quantitativa desses textos. Assim, pela observação preliminar feita, a princípio, foi possível identificar nessas escritas, na maioria dos textos, que não somente na introdução da dissertação-argumentativa Estilo Enem, como na apresentação da argumentação e da conclusão, está presente a opinião somada a um fato na explanação da tese. Contudo, o vocábulo não necessariamente apresenta um fato em todos os contextos, seja ele científico, histórico, político ou ideológico, pois, por vezes, observa-se pela análise realizada, que o item lexical só reforça determinada ideia já explanada ou é usado como base para proposição de uma solução para a problemática envolvida. Quanto à questão da impessoalidade no texto, não foi identificado em nenhum trecho do corpus analisado, que a tese tenha sido escrita em 1ª pessoa do singular ou do plural. No entanto, isso não significa que nesse processo de ingresso à Universidade a redação do candidato seria anulada por seu uso, mas pode-se afirmar que, até então, não há redações nota máxima com esse perfil de escrita, ou seja, com desenvolvimento da tese em 1ª pessoa, principalmente a do singular. Por fim, norteado por alguns teóricos como Pécora (1992), Berber Sardinha (2009), Halliday e Hasan (1976), Koch (1994/2002/2008), Bakhtin (2003) e por documentos como BNCC (2023) e a Cartilha do Participante (2022 e 2023), que apresentam diretrizes e critérios de correção específicos da redação para a participação dos estudantes no exame, o trabalho em questão potencializa a ideia de que é possível construir uma tese considerada excelente que seja impessoal, porém parcial e que apresente elementos linguísticos como fato, utilizado em frases como “é fato que” ou “com esse fato” e uma argumentação bem formulada com a presença constante de “deve” e de “necessário”, unidos em construções como “deve-se ao fato” ou “faz se necessário”.
Abstract: This study aims to investigate impersonality in the formation of thesis and argumentation in a corpus of essays from the Enem Style (National High School Examination). Through a descriptive analysis, the study examines the relationship between words as facts in the composition of opinions, propositions - referred to as the thesis - and their possible impersonality in this construction. It is considered relevant to take a position in the text withoutnecessarily using the first-person singular, as its occurrence in certain contexts conditions a recurring feature of other discursive genres, such as the Opinion Article. Additionally, the research explores the relationship of terms like "should" and "necessary" with the production of argumentation in this type of writing. In an educational context, this research justifies itself by attempting to explore words that guide writing closer to what is considered the maximum score in the exam, i.e., a score of 1000. To achieve this, a vast corpus of essays compiled during undergraduate and postgraduate was utilized the WordSmith Tools software (Scott, 2012) was employed for a qualitative-quantitative analysis of these texts. The preliminary observation reveals that in most texts, not only in the introduction of the Enem Style argumentative dissertation but also in the presentation of the argumentation and conclusion, an opinion is present along with a fact in the exposition of the thesis. However, the word does not necessarily present a fact in all contexts, whether scientific, historical, political, or ideological. At times, the analysis shows that the lexical item only reinforces a previously explained idea or is used as a basis for proposing a solution to the involved issue. Regarding the issue of impersonality in the text, it was not identified in any part of the analyzed corpus that the thesis was written inthe first person singular or plural. However, this does not mean that the candidate's essay wouldbe disqualified for its use in the university admission process. Still, it can be asserted that thereare no top-scoring essays with this writing profile, i.e., with the development of the thesis in thefirst person, especially in the singular. Finally, guided by theorists such as Pécora (1992), Berber Sardinha (2009), Halliday and Hasan (1976), Koch (1994/2002/2008), Bakhtin (2003), and documents like BNCC (2023) and Participant's Guide (2022 and 2023), which present specific correction guidelines and criteria for students' participation in the exam, this work reinforces the idea that it is possible to construct an excellentthesis that is impersonal but partial. It presents linguistic elements such as a fact used in phraseslike "it is a fact that" or "with this fact" and well-formulated argumentation with the constant presence of "should" and "necessary," combined in constructions like "it should be due to the fact" or "it is necessary."
Keywords: Redações Estilo Enem
impessoalidade
tese
análise descritiva
Enem style essays
impersonality
thesis
descriptive analysis
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Redação acadêmica
Retórica e argumentação na pedagogia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: SOUSA, Rosena Caixeta Silva Rodrigues de. Impessoalidade na composição da tese e da argumentação: uma análise descritiva em corpus de redações estilo Enem. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em m Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5085.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5085
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42207
Date of defense: 28-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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