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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-5055-9122
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise sobre os documentos orientadores do ensino de língua inglesa: Uma proposta educomunicativa de ensino para o ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Analysis of the guiding documents for English language teaching: An educommunicative teaching proposal for elementary education
Autor(es): Iha, Renato Takao
Primeiro orientador: Silva, Diva Souza
Primeiro membro da banca: Tonus, Mirna
Segundo membro da banca: Chagas, Lucas Araujo
Resumo: Esta pesquisa analisou o conteúdo dos documentos norteadores do ensino de língua inglesa para o 6º Ano do Ensino Fundamental na Cidade de Uberlândia, à luz da BNCC, do CRMG e das Diretrizes Curriculares Municipais previstas para esse nível de ensino. A problemática inicial girou em torno da dificuldade de aprendizagem na língua inglesa, observada com estudantes que têm o inglês na escola como único contato com a língua estrangeira. Investigar os parâmetros norteadores até a proposta prevista no currículo para a rede pública se deve, inicialmente, pela experiência deste autor, como professor substituto de inglês na rede pública da cidade de Uberlândia, e por analisar se os processos documentais que orientam os docentes trazem possibilidades de melhoria no ensino da língua inglesa na escola. Delimitou-se o alcance desta pesquisa ao conteúdo específico para o 6º ano, período em que o estudo da língua inglesa se torna obrigatório na rede pública de ensino. Buscou-se situar historicamente a inserção do estudo da língua inglesa no Brasil, partindo de uma síntese dessas aproximações, até a mais recente proposta de diretrizes nacionais, em diálogo com as orientações estaduais até seu desenvolvimento na rede pública na cidade de Uberlândia. A abordagem conceitual-metodológica centrou-se em uma pesquisa bibliográfica e documental, com análise qualitativa das informações encontradas nos documentos. Como principais resultados, verificou-se que os documentos legais orientadores possuem uma proposta de ensino-aprendizagem desafiadora, baseada no desenvolvimento de competências e aprendizagens, expressando princípios alinhados com o conceito de educação integral, trazendo uma abordagem comunicativa sociointeracionista de aprendizagem da língua inglesa. Há um reconhecimento sobre a importância do uso de tecnologias no ensino de línguas, tentando despertar no estudante o interesse pelo aprendizado, relacionado com o seu cotidiano e a prática permanente do uso da língua inglesa. Em relação à abordagem docente, a presente pesquisa propõe a reflexão sobre o ecossistema educomunicativo, o que pode agregar aos princípios orientadores verificados nos documentos e contribuir para um melhor processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa na escola. Conclui-se com orientações da abordagem educomunicativa através da análise e orientações de aplicação dos princípios em um plano de aula apresentado nas DCMs e em um plano de aula autoral.
Abstract: This research analyzed the content of guiding documents for English language teaching in the 6th grade of elementary school in the city of Uberlândia, in light of the BNCC (National Common Curricular Base), CRMG (Curricular Reference of Minas Gerais), and the Municipal Curricular Guidelines provided for this level of education. The initial problem centered around the difficulty in learning the English language observed among students who have English at school as their only contact with the foreign language. The investigation into the guiding parameters up to the proposed curriculum for the public school system was initially driven by the author's experience as a substitute English teacher in the public school system of Uberlândia, and by analyzing whether the documentary processes that guide teachers provide possibilities for improving English language teaching in schools. The scope of this research was limited to the specific content for the 6th grade, a period in which the study of English becomes mandatory in the public school system. The research sought to historically situate the inclusion of foreign language study in Brazil, starting from a synthesis of these approaches up to the most recent proposal of national guidelines, in dialogue with state guidelines, until their development in the public school system in the city of Uberlândia. The conceptual-methodological approach centered on a bibliographic and documentary research, with a qualitative analysis of the information found in the documents. The main results showed that the legal guiding documents propose a challenging teaching-learning approach based on the development of competencies and learning, expressing principles aligned with the concept of integral education, bringing a socio-interactionist communicative approach to English language learning. There is recognition of the importance of using technologies in language teaching, attempting to awaken students' interest in learning, relating it to their daily lives and the permanent practice of using the English language. Regarding the teaching approach, this research proposes a reflection on the educommunication ecosystem, which can add to the guiding principles verified in the documents and contribute to a better teaching-learning process of the English language in schools. It concludes with orientations for the educommunicative approach through the analysis and application instructions of these principles in a lesson plan presented in the Municipal Curriculum Guidelines and in an authorial lesson plan.
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
English Language Teaching
BNCC
CRMG
DCM Uberlândia
Educomunicação
Educommunication
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
por
País: Brasil
Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: IHA, Renato Takao. Análise sobre os documentos orientadores do ensino de língua inglesa: Uma proposta educomunicativa de ensino para o ensino fundamental. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.363.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.363
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42188
Data de defesa: 4-Jun-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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