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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42173
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O que faz um núcleo de inclusão e acessibilidade? – contribuições da psicologia escolar para a educação superior |
Título (s) alternativo (s): | What does an inclusion and accessibility center do? – contributions of school psychology to higher education |
Autor: | Leite, Anna Paula Martins |
Primer orientador: | Silva, Silvia Maria Cintra da |
Primer miembro de la banca: | Anache, Alexandra Ayach |
Segundo miembro de la banca: | Buiatti, Viviane Prado |
Resumen: | A inclusão e a acessibilidade de estudantes na Educação Superior têm recebido maior atenção por parte de Instituições neste nível de ensino. O Programa INCLUIR – Acessibilidade na Educação Superior, criado pelo Ministério da Educação em 2005, tem como principal objetivo fomentar a criação e a implementação dos Núcleos de Acessibilidade nas Instituições de Educação Superior. No entanto, o Documento Orientador do Programa não traz orientações específicas quanto à equipe mínima, à formação dos profissionais que devem compor a equipe, nem a localização do núcleo de acessibilidade no organograma da instituição, entre outras lacunas. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal identificar políticas, normativas e ações para inclusão das pessoas com deficiência praticadas por Núcleos de Inclusão e Acessibilidade das Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais. Os objetivos específicos foram levantar os principais projetos e atendimentos executados pelos Núcleos de Inclusão e Acessibilidade para a garantia da permanência e da conclusão de cursos dos/as alunos/as com deficiência e identificar a composição e formação das equipes que trabalham nestes Núcleos e como se dá a atuação da/o Psicóloga/o Escolar para a inclusão das pessoas com deficiência na Educação Superior. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado por meio de levantamento nos sites dos Núcleos de Inclusão e Acessibilidade das 11 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado de Minas Gerais para compilação de informações relativas ao respectivo setor, como nome, localização no organograma da IFES, equipe, serviços ofertados, tipos de atendimento, projetos e ações desenvolvidas, políticas e normativas da IFES para a Educação Inclusiva e outras informações. O material empírico foi analisado por meio da análise de conteúdo e organizado nos seguintes eixos de análise: 1 – O que os Núcleos oferecem aos/às estudantes com deficiência e 2 – Formação e Composição da equipe e onde está a/o Psicóloga/o Escolar?. Verificamos que o serviço de monitoria foi o que mais se destacou no que se refere ao atendimento aos/às discentes e no que diz respeito à equipe destacamos a importância de maior formação na área da educação inclusiva e da presença do/a Psicólogo/a Escolar e Educacional. A maior parte das IFES de Minas Gerais está comprometida com a inclusão dos/as estudantes com deficiência e empenhada em ofertar serviços e projetos para garantir a acessibilidade destes/as e, consequentemente, a sua inclusão. Entretanto, ainda são muitos os desafios a serem enfrentados, tais como a composição de uma equipe multiprofissional nos NA com a presença de psicólogo/a, com servidores/as capacitados/as para trabalhar com a inclusão, a realização contínua de formação docente e o acompanhamento efetivo dos/as monitores, além de manter os sites atualizados e acessíveis. |
Abstract: | The inclusion and accessibility of students in Higher Education have received greater attention from institutions at this level of education. The INCLUIR Program – Accessibility in Higher Education, created by the Ministry of Education in 2005, has as its main objective to promote the creation and implementation of Accessibility Centers in Higher Education Institutions. However, the Program Guidance Document does not provide specific guidance regarding the minimum team, the training of professionals who must make up the team, nor the location of the accessibility center in the institution's organizational chart, among other gaps. Thus, this research had the main objective of identifying policies, regulations and actions for the inclusion of people with disabilities carried out by Inclusion and Accessibility Centers of Federal Higher Education Institutions in Minas Gerais. The specific objectives were to survey the main projects and services carried out by the Inclusion and Accessibility Centers to guarantee the permanence and completion of courses for students with disabilities and to identify the composition and formation of the teams that work in these Centers and how to provides the role of the School Psychologist for the inclusion of people with disabilities in Higher Education. The study, of a qualitative nature, was carried out through a survey on the websites of the Inclusion and Accessibility Centers of the 11 Federal Higher Education Institutions (IFES) in the State of Minas Gerais to compile information relating to the respective sector, such as name, location in the IFES organizational chart, team, services offered, types of service, projects and actions developed, IFES policies and regulations for Inclusive Education and other information. The empirical material was analyzed through content analysis and organized into the following axes of analysis: 1 – What the Centers offer to students with disabilities and 2 – Training and Composition of the team and where the School Psychologist is ?. We found that the monitoring service was the one that stood out the most in terms of service to students and with regard to the team, we highlight the importance of greater training in the area of inclusive education and the presence of a School Psychologist and Educational. Most IFES in Minas Gerais are committed to the inclusion of students with disabilities and are committed to offering services and projects to guarantee their accessibility and, consequently, their inclusion. However, there are still many challenges to be faced, such as the composition of a multidisciplinary team in the NA with the presence of a psychologist, with employees trained to work with inclusion, the continuous carrying out of teacher training and the effective monitoring of monitors, in addition to keeping websites updated and accessible. |
Palabras clave: | Psicologia Escolar Ensino Superior Inclusão Acessibilidade Pessoa com deficiência Programa Incluir Núcleo de Inclusão e Acessibilidade School Psychology University education Inclusion Accessibility Person with disability Include Program Inclusion and Accessibility Center |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL |
Tema: | Psicologia Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Psicologia escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | LEITE, Anna Paula Martins. O que faz um núcleo de inclusão e acessibilidade? - contribuições da psicologia escolar para a educação superior. 2024. 171 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5078. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5078 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42173 |
Fecha de defensa: | 23-feb-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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