Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42163
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5142-2342
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Título: O envelhecimento docente no ensino superior: percepções sobre o etarismo em cursos da área de negócios
Título (s) alternativo (s): Teacher aging in higher education: perceptions about ageism in business courses
Autor: Rosa, Getúlio Oliveira
Primer orientador: Silva, Marli Auxiliadora da
Primer miembro de la banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Segundo miembro de la banca: Miranda, Gilberto José
Tercer miembro de la banca: Vendramin, Elisabeth de Oliveira
Resumen: Investigou-se, nesta dissertação, as percepções sobre a (in)existência de etarismo entre docentes nos cursos de graduação da área de negócios – Ciências Contábeis e Administração - da Universidade Federal de Uberlândia, a partir da análise das percepções docentes sobre o envelhecimento. Para a realização desta pesquisa, de natureza exploratória com abordagem quanti-qualitativa, foi realizada aplicação de questionário eletrônico, enviado aos 128 docentes das Unidades Acadêmicas Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) e Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), ambas localizadas no campus Santa Mônica, em Uberlândia, e Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES) no campus Pontal, em Ituiutaba. Foram obtidas 72 respostas válidas. O questionário foi separado em três blocos: o primeiro com questões que aborda o perfil do respondente e os dados funcionais e laborais; o segundo contendo a Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional (EACO) para levantamento dos níveis de concordância/discordância dos aspectos positivos e negativos do envelhecimento; e o terceiro com questões abertas para levantamento de autoestereótipos e estereótipos do outro. Para a análise foi usada a estatística descritiva, assim como análise fatorial exploratória e regressão múltipla com utilização do software IBM® SPSS® e compiladas em Excel; para análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Foram identificadas cargas fatoriais significantes as questões do EACO sendo capaz de capturar a percepção sobre o envelhecimento docente, com a aplicação posterior de regressão múltipla onde foi identificado como variável independente que mais se relaciona com os fatores o curso onde o docente está lotado. Com relação a aspectos negativos do envelhecimento, como absenteísmo, adoecimento, falta de concentração e comprometimento, e baixa produtividade, a percepção da maioria dos respondentes, é que essas representações do envelhecimento não são atribuídas aos docentes mais velhos, com idade de 45 anos ou mais. Quanto aos aspectos positivos do envelhecimento os resultados indicaram que os docentes mais velhos são valorizados em relação ao seu conhecimento [aspectos cognitivos] e à inteligência emocional. Destacam-se como motivação para o trabalho docente: mais jovens com mais jovens - compatibilidade e a receptividade; mais jovens com mais velhos - experiência e empatia; mais velhos com mais velhos – experiência, conhecimento acumulado e o compartilhamento de ambos; mais velhos com mais jovens – oportunidade de aprender/troca de experiências e envolvimento. Confirmou-se que a experiência e conhecimento acumulados ao longo da vida profissional resultam em atitudes positivas em relação ao envelhecimento docente, independentemente do grupo etário. Constatou-se a premissa das representações sociais de que as crenças são usadas para significar determinadas pessoas acerca da aposentadoria, pois docentes, predominantemente mais jovens, creem que os docentes mais velhos – mesmo com todo o capital acumulado ao longo da trajetória docente - deveriam se aposentar. Corroborando as considerações sobre a (in)existência de etarismo entre os docentes dos cursos investigados, em processo de envelhecimento, os relatos obtidos confirmam que a discriminação e preconceitos não foi/é percebida por docentes mais velhos. Todavia, os relatos sugerem o etarismo em relação a docentes mais jovens, sobretudo quando do início da carreira docente. Entende-se como contribuições a inserção da discussão do tema em cursos de graduação da área de negócios de forma a construir agenda para estudos futuros com abordagem interpretativas, críticas e reflexivas, a da validação da EACO, e conhecer a percepção de docentes que podem estimular trocas e reduzir atitudes negativas frente ao envelhecimento.
Abstract: In this dissertation, we investigated the perceptions about the (in)existence of ageism among professors in undergraduate courses in the area of business – Accounting Sciences and Administration – at the Universidade Federal de Uberlândia, based on the analysis of teachers perceptions about aging. To carry out this research, of an exploratory nature with a quantitative-qualitative approach, an electronic questionnaire was applied, sent to 128 teachers from the Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) and Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), both located on campus Santa Mônica, in Uberlândia, and the Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES) on the Pontal campus, in Ituiutaba. They were obtained 72 valid responses. The questionnaire was separated into three blocks: the first with questions that address the respondent's profile and functional and work data; the second containing the Ageism Scale in the Organizational Context (EACO) to survey the levels of agreement/disagreement on the positive and negative aspects of aging; and the third with open questions to survey self-stereotypes and stereotypes of others. For the analysis, descriptive statistics were used, as well as exploratory factor analysis and multiple regression using IBM® SPSS® software and compiled in Excel; for qualitative analysis, the content analysis technique was used. Significant factorial loads were identified in the EACO questions, being able to capture the perception about teacher aging, with the subsequent application of multiple regression where the course where the teacher is assigned was identified as the independent variable that is most related to the factors. Regarding negative aspects of aging, such as absenteeism, illness, lack of concentration and commitment, and low productivity, the perception of most respondents is that these representations of aging are not attributed to older teachers, aged 45 or over more. Regarding the positive aspects of aging, the results indicated that older teachers are valued in relation to their knowledge [cognitive aspects] and emotional intelligence. The following stand out as motivation for teaching work: more young people with more young people - compatibility and receptivity; younger with older - experience and empathy; older people with older people – experience, accumulated knowledge and the sharing of both; older people with younger people – opportunity to learn/exchange experiences and involvement. It was confirmed that the experience and knowledge accumulated throughout professional life result in positive attitudes towards aging teachers, regardless of the age group. The premise of social representations was found that beliefs are used to signify certain people about retirement, as teachers, predominantly younger, believe that older teachers - even with all the capital accumulated throughout their teaching career - should retire. retire. Corroborating the considerations about the (in)existence of ageism among the teachers of the courses investigated, in the aging process, the reports obtained confirm that discrimination and prejudices were/are not perceived by older teachers. However, reports suggest ageism in relation to younger teachers, especially at the beginning of their teaching career. Contributions are understood as including the discussion of the topic in undergraduate courses in the business area in order to build an agenda for future studies with an interpretative, critical and reflective approach, that of validating the EACO, and knowing the perception of teachers who can stimulate exchanges and reduce negative attitudes towards aging.
Palabras clave: Etarismo
Envelhecimento docente
Ensino superior
Área de negócios
Ciências Contábeis
Administração
Ageism
Teacher aging
University education
Business area
Accounting Sciences
Administration
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Tema: Contabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Cita: ROSA, Getúlio Oliveira. O envelhecimento docente no ensino superior: percepções sobre o etarismo em cursos da área de negócios. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.383.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.383
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42163
Fecha de defensa: 28-may-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnvelhecimentoEnsinoSuperior.pdf4.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.