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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7776-8024
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-07-12
Título: Intervenção em equidade de gênero: Teste inicial na promoção de cooperação, aspiração à carreira e conhecimento das desigualdades de gênero
Título(s) alternativo(s): Gender equity intervention: Initial testing in promoting cooperation, career aspiration, and knowledge of gender inequalities
Autor(es): Frutuoso, Deniel Gomes
Primeiro orientador: Oliveira-Silva, Ligia Carolina
Primeiro membro da banca: Veiga, Heila Magali da Silva
Segundo membro da banca: Gondim, Sônia Maria Guedes
Resumo: As propostas de equidade de gênero no trabalho focadas no individual têm sido questionadas, abrindo espaço para uma nova perspectiva que busca produzir mudanças estruturais nas organizações. Nesse cenário, torna-se desejável a realização de estudos teórico-práticos capazes de mudar as crenças sobre as diferenças de gênero entre mulheres e homens no trabalho. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir uma intervenção de conscientização sobre as desigualdades de gênero no trabalho e avaliar o seu impacto no conhecimento de equidade de gênero, na aspiração de carreira e na disposição para cooperar com mulheres em uma empresa de tecnologia. O workshop foi construído a partir do levantamento de necessidades da empresa participante e baseado em referencial teórico de carreira e gênero. As amostras foram compostas pelos grupos intervenção (n=21) e controle (n=114), com predominância de mulheres e de graduados em ensino superior em ambos os agrupamentos. Os dados foram colhidos empregando escalas psicométricas e questionário sociodemográfico. Utilizou-se de estatísticas descritivas e inferenciais como média, testes t independente e de amostras pareadas, teste de normalidade, reamostragem e post-hoc. Os resultados não sustentaram a efetividade da intervenção para a promoção das variáveis do estudo. Com base nestes achados, são discutidas diretrizes para intervenções de mitigação de vieses, promoção da diversidade nas organizações e construção de ambientes propícios para cooperação e aspiração de carreira de mulheres.
Abstract: Proposals for gender equity at work focused on the individual have been questioned, opening space for a new perspective that seeks to produce structural changes in organizations. In this scenario, it is desirable to carry out theoretical-practical studies capable of changing beliefs about gender differences between women and men at work. Therefore, the objective of this study was to build an awareness intervention about gender inequalities at work and evaluate its impact on gender equity knowledge, career aspirations and willingness to cooperate with women in a technology company. The workshop was built based on a needs assessment of the participating company and based on theoretical career and gender references. The samples were composed of intervention (n=21) and control (n=114) groups, with a predominance of women and higher education graduates in both groups. Data were collected using psychometric scales and a sociodemographic questionnaire. Descriptive and inferential statistics were used, such as mean, independent t-test and paired samples, normality test, resampling and post-hoc. The results did not support the effectiveness of the intervention to promote the study variables. Based on these findings, guidelines for bias mitigation interventions, promoting diversity in organizations and building conducive environments for women's cooperation and career aspirations are discussed.
Palavras-chave: Equidade de gênero
Aspiração de carreira
Mulheres
Cooperação
Gender equity
Career aspiration
Women
Cooperation
Psicologia
Psychology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Assunto: Psicologia
Mulheres - Psicologia
Salários - Mulheres
Orientação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: FRUTUOSO, Deniel Gomes. Intervenção em equidade de gênero: teste inicial na promoção de cooperação, aspiração à carreira e conhecimento das desigualdades de gênero. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.412
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.412
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42161
Data de defesa: 12-Jul-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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