Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42161
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7776-8024 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2026-07-12 |
Título: | Intervenção em equidade de gênero: Teste inicial na promoção de cooperação, aspiração à carreira e conhecimento das desigualdades de gênero |
Título(s) alternativo(s): | Gender equity intervention: Initial testing in promoting cooperation, career aspiration, and knowledge of gender inequalities |
Autor(es): | Frutuoso, Deniel Gomes |
Primeiro orientador: | Oliveira-Silva, Ligia Carolina |
Primeiro membro da banca: | Veiga, Heila Magali da Silva |
Segundo membro da banca: | Gondim, Sônia Maria Guedes |
Resumo: | As propostas de equidade de gênero no trabalho focadas no individual têm sido questionadas, abrindo espaço para uma nova perspectiva que busca produzir mudanças estruturais nas organizações. Nesse cenário, torna-se desejável a realização de estudos teórico-práticos capazes de mudar as crenças sobre as diferenças de gênero entre mulheres e homens no trabalho. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir uma intervenção de conscientização sobre as desigualdades de gênero no trabalho e avaliar o seu impacto no conhecimento de equidade de gênero, na aspiração de carreira e na disposição para cooperar com mulheres em uma empresa de tecnologia. O workshop foi construído a partir do levantamento de necessidades da empresa participante e baseado em referencial teórico de carreira e gênero. As amostras foram compostas pelos grupos intervenção (n=21) e controle (n=114), com predominância de mulheres e de graduados em ensino superior em ambos os agrupamentos. Os dados foram colhidos empregando escalas psicométricas e questionário sociodemográfico. Utilizou-se de estatísticas descritivas e inferenciais como média, testes t independente e de amostras pareadas, teste de normalidade, reamostragem e post-hoc. Os resultados não sustentaram a efetividade da intervenção para a promoção das variáveis do estudo. Com base nestes achados, são discutidas diretrizes para intervenções de mitigação de vieses, promoção da diversidade nas organizações e construção de ambientes propícios para cooperação e aspiração de carreira de mulheres. |
Abstract: | Proposals for gender equity at work focused on the individual have been questioned, opening space for a new perspective that seeks to produce structural changes in organizations. In this scenario, it is desirable to carry out theoretical-practical studies capable of changing beliefs about gender differences between women and men at work. Therefore, the objective of this study was to build an awareness intervention about gender inequalities at work and evaluate its impact on gender equity knowledge, career aspirations and willingness to cooperate with women in a technology company. The workshop was built based on a needs assessment of the participating company and based on theoretical career and gender references. The samples were composed of intervention (n=21) and control (n=114) groups, with a predominance of women and higher education graduates in both groups. Data were collected using psychometric scales and a sociodemographic questionnaire. Descriptive and inferential statistics were used, such as mean, independent t-test and paired samples, normality test, resampling and post-hoc. The results did not support the effectiveness of the intervention to promote the study variables. Based on these findings, guidelines for bias mitigation interventions, promoting diversity in organizations and building conducive environments for women's cooperation and career aspirations are discussed. |
Palavras-chave: | Equidade de gênero Aspiração de carreira Mulheres Cooperação Gender equity Career aspiration Women Cooperation Psicologia Psychology |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Assunto: | Psicologia Mulheres - Psicologia Salários - Mulheres Orientação profissional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Referência: | FRUTUOSO, Deniel Gomes. Intervenção em equidade de gênero: teste inicial na promoção de cooperação, aspiração à carreira e conhecimento das desigualdades de gênero. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.412 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.412 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42161 |
Data de defesa: | 12-Jul-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IntervençãoEquidadeGenero.pdf Até 2026-07-12 | Dissertação | 851.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons