Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrutuoso, Deniel Gomes-
dc.date.accessioned2024-08-12T17:58:53Z-
dc.date.available2024-08-12T17:58:53Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationFRUTUOSO, Deniel Gomes. Intervenção em equidade de gênero: teste inicial na promoção de cooperação, aspiração à carreira e conhecimento das desigualdades de gênero. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.412pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42161-
dc.description.abstractProposals for gender equity at work focused on the individual have been questioned, opening space for a new perspective that seeks to produce structural changes in organizations. In this scenario, it is desirable to carry out theoretical-practical studies capable of changing beliefs about gender differences between women and men at work. Therefore, the objective of this study was to build an awareness intervention about gender inequalities at work and evaluate its impact on gender equity knowledge, career aspirations and willingness to cooperate with women in a technology company. The workshop was built based on a needs assessment of the participating company and based on theoretical career and gender references. The samples were composed of intervention (n=21) and control (n=114) groups, with a predominance of women and higher education graduates in both groups. Data were collected using psychometric scales and a sociodemographic questionnaire. Descriptive and inferential statistics were used, such as mean, independent t-test and paired samples, normality test, resampling and post-hoc. The results did not support the effectiveness of the intervention to promote the study variables. Based on these findings, guidelines for bias mitigation interventions, promoting diversity in organizations and building conducive environments for women's cooperation and career aspirations are discussed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEquidade de gêneropt_BR
dc.subjectAspiração de carreirapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectGender equitypt_BR
dc.subjectCareer aspirationpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectCooperationpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.titleIntervenção em equidade de gênero: Teste inicial na promoção de cooperação, aspiração à carreira e conhecimento das desigualdades de gêneropt_BR
dc.title.alternativeGender equity intervention: Initial testing in promoting cooperation, career aspiration, and knowledge of gender inequalitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira-Silva, Ligia Carolina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025093926934189pt_BR
dc.contributor.referee1Veiga, Heila Magali da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3040432809028012pt_BR
dc.contributor.referee2Gondim, Sônia Maria Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9725833775313298pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0943766893663550pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs propostas de equidade de gênero no trabalho focadas no individual têm sido questionadas, abrindo espaço para uma nova perspectiva que busca produzir mudanças estruturais nas organizações. Nesse cenário, torna-se desejável a realização de estudos teórico-práticos capazes de mudar as crenças sobre as diferenças de gênero entre mulheres e homens no trabalho. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir uma intervenção de conscientização sobre as desigualdades de gênero no trabalho e avaliar o seu impacto no conhecimento de equidade de gênero, na aspiração de carreira e na disposição para cooperar com mulheres em uma empresa de tecnologia. O workshop foi construído a partir do levantamento de necessidades da empresa participante e baseado em referencial teórico de carreira e gênero. As amostras foram compostas pelos grupos intervenção (n=21) e controle (n=114), com predominância de mulheres e de graduados em ensino superior em ambos os agrupamentos. Os dados foram colhidos empregando escalas psicométricas e questionário sociodemográfico. Utilizou-se de estatísticas descritivas e inferenciais como média, testes t independente e de amostras pareadas, teste de normalidade, reamostragem e post-hoc. Os resultados não sustentaram a efetividade da intervenção para a promoção das variáveis do estudo. Com base nestes achados, são discutidas diretrizes para intervenções de mitigação de vieses, promoção da diversidade nas organizações e construção de ambientes propícios para cooperação e aspiração de carreira de mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsPublicação futura em periódico científico. Necessidade de que o manuscrito não esteja em apreciação em outro periódico, nacional ou não, ou disponível em repositório de livre acesso.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.412pt_BR
dc.orcid.putcode165396704-
dc.crossref.doibatchid7810257c-38cd-421b-bb84-386973bc9067-
dc.subject.autorizadoPsicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoMulheres - Psicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoSalários - Mulherespt_BR
dc.subject.autorizadoOrientação profissionalpt_BR
dc.description.embargo2026-07-12pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntervençãoEquidadeGenero.pdf
  Until 2026-07-12
Dissertação851.72 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons