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dc.creatorSilva, Cleide Maria da-
dc.date.accessioned2024-08-08T12:33:34Z-
dc.date.available2024-08-08T12:33:34Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.citationSILVA, Cleide Maria da. Projeto Lá vem o Congo: possibilidades na formação continuada de professoras para a educação das relações étnico-raciais. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42122-
dc.description.abstractThis Course Completion Work presents an investigation that analyzes the participation of a group of elementary school teachers, from a Municipal Public School, located in the municipality of Ituiutaba, Minas Gerais. The central objective of this research was to analyze how teachers work on the issue of ethnic-racial diversity and their participation in the Lá vem o Congo” Project: an interdisciplinary and anti-racist proposal from the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid) from the Pedagogy course at the Federal University of Uberlândia (UFU), Institute of Human Sciences (ICHPO). We start with the following question: After experiencing the experience of the “Lá vem o Congo” Project, what is the pedagogical positioning of the teachers involved with the proposal? Did the post-project pedagogical performance contribute to the development of other practices on African and Afro-Brazilian culture? With the aim of identifying whether teachers from one of the participating schools continue to work on pedagogical activities on ethnic-racial issues. This research had a qualitative approach. Our research subjects were 5 elementary school teachers. And to collect research data, a formulated and structured questionnaire was applied to be analyzed in a qualitative/interpretive way. Content analysis was used to analyze the interviews. We are theoretically based on authors such as Munanga (2015), Gomes (2003, 2005, 2023), Silva (2010). This research discussed the reality of Brazilian education, in its social, cultural and pedagogical aspects and the applicability of Law 10.639/03, seeking greater appreciation and respect from society, as well as fighting for anti-racist education. The results indicate that the majority of teachers surveyed experience difficulties when it comes to working on the topic in the classroom. However, everyone unanimously agrees that the projects contribute effectively to anti-racist education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectLei nº 10.639/03pt_BR
dc.subjectCultura Africanapt_BR
dc.subjectCongadapt_BR
dc.titleProjeto Lá vem o Congo:possibilidades na formação continuada de professoras para a educação das relações étnico-raciais.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836292136030338pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee2Marcelino, Mical de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523817942820098pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Michele de Oliveira Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteslattes.cnpq.br/8177013934460120pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação que analisa a participação de um grupo de professoras do ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública Municipal, situada no município de Ituiutaba, Minas Gerais. A presente pesquisa teve como objetivo central analisar de que forma as professoras trabalham na atualidade a questão da diversidade étnico-racial, a partir de suas participações no Projeto “Lá vem o Congo”: uma proposta interdisciplinar e antirracista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Ciências Humanas (ICHPO). Partimos do seguinte questionamento: depois de vivenciar a experiência do Projeto Lá vem o Congo, qual é o posicionamento pedagógico das professoras envolvidas com a proposta? A atuação pedagógica pós- projeto contribuiu para que as professoras continuassem a desenvolver outras práticas sobre cultura africana e afro-brasileira? Essa pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa. Tivemos como sujeitos da nossa pesquisa 5 (cinco) professoras do ensino fundamental. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário formulado e estruturado a ser analisado de forma qualitativa/interpretativa. Para a análise das entrevistas, foi utilizada Análise de Conteúdo. Fundamentamo-nos teoricamente em autores como Munanga (2015), Gomes (2003, 2005, 2023), Silva (2010). Nesta pesquisa discutimos a realidade da educação brasileira, em seus aspectos sociais, culturais e pedagógicos e a aplicabilidade da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, buscando mais valorização e respeito, por parte da sociedade, como também lutando por uma educação antirracista. Os resultados indicam que a maioria das professoras pesquisadas sente dificuldades no que tange ao trabalho com o tema em sala de aula. Entretanto todas, em unanimidade, concordam que os projetos contribuem de maneira efetiva para a educação antirracista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode165207197-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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