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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42119
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7493-8016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Processos de (des)identificação no/do Pibid: Efeitos de sentido na formação inicial de professores de língua estrangeira |
Título (s) alternativo (s): | Processes of (dis)identification in/of Pibid: Meaning effects in the initial training of foreign language teachers |
Autor: | Souza, Lara Cristina Batista |
Primer orientador: | Tavares, Carla Nunes Vieira |
Primer miembro de la banca: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Segundo miembro de la banca: | Stübe, Angela Derlise |
Resumen: | No que concerne o campo da formação de professores de línguas, os estudos discursivos desenvolvidos no Brasil têm se preocupado em examinar a posição de sujeito-professor, à procura de compreender os efeitos de sentido do assujeitamento e das interpelações que se dão no processo de formação docente. Logo, questões de língua, de identidade e de ensino-aprendizagem de língua estrangeiras surgem, a fim de problematizar, de questionar e de tensionar os saberes produzidos no campo da Linguística Aplicada. A partir dessa inquietação, propus esta pesquisa, que visou, de maneira geral, investigar os efeitos de sentido produzidos a partir das discursividades que interpelam o documento do subprojeto de línguas PIBID (edição nº 23/2022) da UFU e que incidem nas representações de professor identificadas na construção identitária dos licenciandos participantes do programa. Para isso, o corpus da pesquisa foi composto do documento do subprojeto supracitado, com o propósito de averiguar os seus efeitos de sentido, e da transcrição de entrevistas semiestruturadas feitas com cinco pibidianos, as quais foram realizadas no ingresso dos participantes no programa. A partir do conceito de representação discursiva, busquei discutir as representações de professor que emergiram por meio do documento do subprojeto, além de analisar as representações de professor dos dizeres dos pibidianos, por meio das transcrições das entrevistas. Com isso, parti da hipótese de que o programa se apresenta como uma instância propícia e relevante, que possibilita identificações nas constituições identitárias do professor em formação, a favor da valorização do magistério. Apoiei-me das teorias da Análise do Discurso franco-brasileira, assim como os atravessamentos da Psicanálise freudo-lacaniana nesse campo, para performar os meus gestos de interpretação. Como resultado da análise, identifiquei três representações de professor no documento do subprojeto, as quais foram: o professor desvalorizado; o professor incompleto; o professor cidadão crítico-reflexivo. A análise dos dizeres dos pibidianos permitiu delinear outras três representações, sendo: o professor messiânico; o professor animador e mediador; o professor desprestigiado. O entrecruzamento das discussões das análises feitas do documento do subprojeto e dos dizeres dos pibidianos ressaltou que, devido à heterogeneidade discursiva, o contexto da formação docente é atravessado por encontros-confrontos. Ainda que o PIBID tenha por propósito a valorização do magistério, as discursividades que atravessam o documento do subprojeto e tecem a rede de sentidos dos dizeres dos pibidianos ressoam a representação do professor desvalorizado e do professor desprestigiado. Contudo, são os encontros-confrontos no processo de formação docente que tornam possível as (des)identificações dos sujeitos-professores em formação, assim, permitem que eles produzam sentidos e signifiquem a (partir da) posição de professor de línguas. |
Abstract: | Regarding the field of language teacher education, the discourse studies developed in Brazil have been addressing the teacher-subject position, attempting to comprehend the meaning effects produced by subjection and the interpellations that occur throughout this process. Therefore, matters of language, identity, and foreign language teaching and learning emerge to problematize, to question, and to tension the knowledge produced in the field of Applied Linguistics. Based on this concern, I proposed this research, which aimed to investigate the meaning effects produced by the discourses that interpellate the document of the PIBID language subproject (edition no. 23/2022) at UFU and affect the teacher representations, identified in the identity constitution of the undergraduate students taking part in the program. Hence, the corpus consisted of the document of the aforementioned subproject, with the purpose of investigating the meaning effects of the document, and the transcription of semi-structured interviews conducted with five PIBID participants, which were carried out upon the participants' first stages into the program. Based on the concept of discursive representation, I sought to discuss the teacher representations that emerged through the subproject’s document, as well as to analyze the teacher representations from the PIBID participants’ utterances, which I gathered from the interview transcriptions. My hypothesis is that the program presents itself as a favorable and relevant instance, that enables identifications in the identity constitutions of the participants in favor of the appreciation of the teaching career. I relied on theories of Franco-Brazilian Discourse Analysis, in addition to the crossings of Freudian-Lacanian Psychoanalysis in this field, to perform my interpretative gestures. As a result of the analysis, I identified three teacher representations in the subproject’s document, which were: the devalued teacher; the incomplete teacher; the critical-reflexive citizen teacher. Moreover, the analysis of the PIBID participants’ utterances allowed me to delineate three other representations, namely: the messianic teacher; the animator and mediator teacher; the discredited teacher. The interweaving of the discussions of the analyses made from the subproject’s document and the utterances of the PIBID participants emphasized that, due to discursive heterogeneity, the context of teacher education is crossed by encounters-confrontations. Although PIBID aims at the valorization of the teaching career, the discourses that cross the subproject’s document and weave the network of meanings of the PIBID participants’ utterances resonate the representation of the devalued teacher and the discredited teacher. However, it is the encounters-confrontations in the teacher education process that make possible the (dis)identifications of the subject-teachers in PIBID, thus, allowing them to produce meanings and signify (from) the language teacher position. |
Palabras clave: | Língua estrangeira Identidade Formação de professores Pibid Foreign Language Identity Teacher Education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Tema: | Linguística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | SOUZA, Lara Cristina Batista. Processos de (des)identificação no/do Pibid: efeitos de sentido na formação inicial de professores de língua estrangeira. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.346. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.346 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42119 |
Fecha de defensa: | 29-may-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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