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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-9164-5002
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caminhos da fé: arranjos socioespaciais (re)criados pelos(as) romeiros(as) de Nossa Senhora D'Abadia na MG-190
Título(s) alternativo(s): Caminos de la fe: arreglos socioespaciales (re)creados por los peregrinos de Nuestra Señora de Abadía en la MG-190
Paths of Faith: Socio-spatial Arrangements (Re)created by the Pilgrims of Our Lady of Abadia on MG-190
Autor(es): Macedo, Patrícia Gomes
Primeiro orientador: Santos, Rosselvelt José
Primeiro membro da banca: Silva, Lorranne Gomes
Segundo membro da banca: Souza, José Arilson Xavier
Terceiro membro da banca: Souza, Ângela Fagna Gomes
Quarto membro da banca: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
Resumo: Nesta tese, a romaria é entendida como uma prática socioterritorial informal, cíclica e solidária, originada no catolicismo popular e relativamente autônoma em relação a Igreja Católica. Ela resulta do trabalho coletivo e anônimo dos(as) romeiros(as), agentes não especializados em religião, e se manifesta por meio de deslocamentos espaciais, práticas sociais e religiosas, e no uso e apropriação do espaço. Este processo redefine formas e conteúdos espaciais, estabelecendo vínculos e pertencimentos com os lugares para cumprir compromissos religiosos. Inserida na Geografia da Religião, a pesquisa explora as interações entre fenômenos religiosos e o espaço geográfico, dialogando com abordagens humanista, cultural e crítica para apresentar uma análise abrangente do fenômeno religioso. O objetivo central foi investigar o papel dos lugares na sustentação e continuidade da romaria, analisando como as interações entre espaço e sujeitos (as) geram formas de apropriação ligadas ao compromisso religioso. A pesquisa parte do pressuposto de que os (as) romeiros (as), a partir de suas interações e uso do espaço ao longo da MG-190, promovem mudanças nas formas e significados originais atribuídos ao espaço. Essas transformações resultam em práticas, representações simbólicas e compromissos de fé. Para isso, adotou-se uma abordagem mista de métodos qualitativos (trabalho de campo, autoetnografia e entrevistas) e quantitativos (questionário). As informações coletadas foram organizadas e categorizadas conforme a Análise de Conteúdo e interpretados à luz do Método Dialético Histórico Estrutural. Ao integrar a análise teórica com os dados empíricos, o pressuposto inicial foi confirmado. Conclui-se que a integração das diferentes abordagens geográficas permite uma compreensão mais completa e multifacetada das interações entre religião e espaço, contribuindo para o avanço da Geografia da Religião e oferecendo novas perspectivas teóricas e metodológicas.
Abstract: In this thesis, the pilgrimage is understood as an informal, cyclical, and supportive socioterritorial practice, originating in popular Catholicism and relatively autonomous in relation to the Catholic Church. It results from the collective and anonymous work of the pilgrims, non-specialized agents in religion, and manifests itself through spatial movements, social and religious practices, and the use and appropriation of space. This process redefines spatial forms and contents, establishing bonds and belonging to places to fulfill religious commitments. Inserted in the Geography of Religion, the research explores the interactions between religious phenomena and geographic space, engaging with humanistic, cultural, and critical approaches to present a comprehensive analysis of the religious phenomenon. The main objective was to investigate the role of places in sustaining and continuing the pilgrimage, analyzing how the interactions between space and individuals generate forms of appropriation linked to religious commitment. The research focused on verifying the hypothesis that the pilgrims, through their interactions and use of space along MG-190, promote changes in the original forms and meanings attributed to space. These transformations result in practices, symbolic representations, and commitments of faith. To this end, a mixed-methods approach was adopted, using qualitative methods (fieldwork, autoethnography, and interviews) and quantitative methods (questionnaire). The data were organized and categorized according to Content Analysis and interpreted in light of the Historical Structural Dialectical Method. By integrating theoretical analysis with empirical data, the initial hypothesis was confirmed. It is concluded that the integration of different geographical approaches allows for a more complete and multifaceted understanding of the interactions between religion and space, contributing to the advancement of the Geography of Religion and offering new theoretical and methodological perspectives.
Palavras-chave: Nossa Senhora D’Abadia
Our Lady of Abadia
Lugar
Espaço
Subversão do uso
Romeiros (as)
Place
Space
Subversion of Use
Pilgrims
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Assunto: Geografia
Festas religiosas
Religião e sociologia
Peregrinos e peregrinações
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: MACEDO, Patrícia Gomes. Caminhos da fé: arranjos socioespaciais (re)criados pelos(as) romeiros(as) de Nossa Senhora D'Abadia na MG-190. 2024. 230 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.423
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.423
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42076
Data de defesa: 28-Jun-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
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