Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42072
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Áquila Priscila Souza-
dc.date.accessioned2024-08-06T14:15:37Z-
dc.date.available2024-08-06T14:15:37Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Áquila Priscila Souza. Análise da transferência dos recursos financeiros municipais para manutenção e desenvolvimento do ensino sobre o enfoque do princípio da eficiência. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8080.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42072-
dc.description.abstractIt is known that it is up to the State to guarantee Education, as described in the Major Law. However, is it enough just to provide a school place to guarantee education? The Executive Power, in essence, is responsible for proposing the way in which financial resources are transferred to school funds. The way it is done is based on federal law and establishes a series of requirements and documents that must be completed, so that the municipal school fund is approved for the consequent partnership. That is, there is a whole process for obtaining financial resources. The work discusses the local state action promoting, in accordance with the laws that govern the theme, the conditions for Education, a fundamental social right, to be guaranteed, in its essence, to students. Specifically, the analysis of the way in which the entire process for the transfer of municipal financial resources for the maintenance and development of education to the municipal school funds of Uberlândia-MG is carried out, relating to the applicability of the principle of efficiency, a constitutional principle that governs Public Administration . The nature of the research and development took place, objectively, from the qualitative - descriptive approach, since there is no possibility of quantifying the ideal time for the process to receive municipal financial resources to be carried out so that effective application of the principle under discussion. Thus, it is a basic research, since it does not aim to present an innovative way for school funds to receive financial resources more quickly, but to present the current local reality. Delimiting the instruments and sources chosen for data collection to legislation, doctrines related to the proposed theme and specific case study: step-by-step notes for a municipal school fund to be able to receive municipal financial resources. Developed from the analysis of studies by several researchers who address issues addressed in the work, among which, it is worth mentioning Cunha (2017), Ferraz (2023) and Secchi (2013).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectOrganizações da sociedade civilpt_BR
dc.subjectCaixa escolarpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectCivil society organizationspt_BR
dc.subjectSchool boxpt_BR
dc.titleAnálise da transferência dos recursos financeiros municipais para manutenção e desenvolvimento do ensino sobre o enfoque do princípio da eficiênciapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the transfer of municipal financial resources for the maintenance and development of teaching on the approach of the principle of efficiencypt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de la transferencia de recursos financieros municipales para el mantenimiento y desarrollo de la enseñanza bajo el enfoque del principio de eficiencia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Helvécio Damis de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7277588007372935pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Alexandre Walmott-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465037595208646pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Henrique Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8562146244385242pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6503929839892553pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoÉ sabido que cabe ao Estado a garantia da Educação, conforme descrição na Lei Maior. Entretanto, basta somente o fornecimento da vaga escolar para garantia de educação? Ao Poder Executivo, em sua essência, cabe a propositura do modo de como se dá a transferência de recursos financeiros às caixas escolares. O modo que é feito está fundamentado em lei federal e estabelece uma série de requisitos e documentos que devem ser preenchidos, para que a caixa escolar municipal seja aprovada para consequente realização de parceria. Isto é, há todo um processo para obtenção dos recursos financeiros. O trabalho discorre sobre a atuação estatal local promovendo, de acordo com as legislações que regem o tema, as condições para que a Educação, um direito social e fundamental, seja garantida, em sua essência, aos estudantes. Em específico, a análise do modo como é realizado todo o processo para repasse dos recursos financeiros municipal para manutenção e desenvolvimento do ensino às caixas escolares municipais de Uberlândia-MG, relacionando à aplicabilidade do princípio da eficiência, um princípio constitucional que rege a Administração Pública. A natureza da pesquisa e o desenvolvimento deu-se, de modo objetivo, a partir da abordagem qualitativa-descritiva, uma vez que, não há possibilidade de quantificar o tempo ideal para que o processo para recebimento de recurso financeiro municipal seja realizado para que haja aplicação efetiva do princípio em discussão. Assim, é uma pesquisa básica, uma vez que não visa apresentar um modo inovador para que as caixas escolares recebam o recurso financeiro de modo mais célere, mas apresentar a realidade vigente local. Delimitados os instrumentos e fontes escolhidos para coleta de dados à legislação, doutrinas relacionadas ao tema proposto e estudo de caso específico: apontamentos do passo a passo para que uma caixa escolar municipal esteja apta a receber recursos financeiros municipais. Desenvolvido a partir da análise de estudos de vários pesquisadores que debruçam sobre assuntos abordados no trabalho, dentre os quais, vale ressaltar Cunha (2017), Ferraz (2023) e Secchi (2013).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direitopt_BR
dc.sizeorduration179pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8080pt_BR
dc.orcid.putcode165077718-
dc.crossref.doibatchid84621cd9-4105-4d69-a599-aba51dbbbb22-
dc.subject.autorizadoDireitopt_BR
dc.subject.autorizadoPolíticas sociais públicaspt_BR
dc.subject.autorizadoOrganizações não-governamentaispt_BR
dc.subject.autorizadoCaixas econômicaspt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseTransferênciaRecursos.pdfDissertação2.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons