Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42053
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As manifestações da Congada e a educação matemática antirracista
Título(s) alternativo(s): The Congada manifestations and anti-racist mathematics education
Autor(es): Santos, Renê Aparecido
Primeiro orientador: Souza, Leandro de Oliveira
Primeiro membro da banca: Oliveira, Cristiane Coppe de
Segundo membro da banca: Carvalho, José Ivanildo Felisberto de
Resumo: Nesta dissertação apresenta-se os resultados de uma pesquisa de características etnográfica que investigou relações dos saberes da cultura da congada com o ensino da Matemática. Nesse estudo toma-se como problemática a inquietação do autor na busca de propostas pedagógicas para implementação da Lei 10.639/2003. Por isso, o estudo debruçou-se sobre as manifestações afro-brasileiras da congada na busca por levantar conteúdos de Matemática que fazem parte das práticas dos participantes. A investigação recai sobre a seguinte questão: Como a Matemática existente nos instrumentos percussivos do Congado e em outros artefatos poderiam auxiliar professores de Matemática na busca por uma educação Antirracista? A pesquisa foi conduzida com foco em três etapas: (a) estudar os saberes e os fazeres das manifestações da congada na cidade de Ituiutaba-MG; (b) observar de forma participativa os encontros, leilões e ensaios dos ternos ao realizar as manifestações e (c) buscar relações a partir da produção de dados entre as teorias do Programa Etnomatemática e as teorias Decoloniais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com oito integrantes distribuídos entre as confrarias da congada. A análise se deu na interpretação das narrativas e pela observação participativa durante a realização dos encontros, ensaios e leilões dos ternos. O estudo nos possibilitou compreender como as manifestações da congada na cidade de Ituiutaba - MG vem resistindo no decorrer do tempo com os fazeres e os saberes compartilhados tradicionalmente dos mais velhos aos mais novos. As manifestações da congada tornaram-se um patrimônio cultural da cidade. Por fim, práticas matemáticas realizadas durante as manifestações foram identificadas de modo que contribuiu para a elaboração do Guia Prático para professores como produto educacional dessa investigação. Esse produto teve como meta auxiliar professores de matemática a irem em busca de uma educação antirracista e a reconhecer a matemática que está associada a cultura africana e afro-brasileira da congada.
Abstract: This dissertation presents the results of an ethnographic research that investigated the relationship between the knowledge of the congada culture and the teaching of Mathematics. In this study, the author's concern in the search for pedagogical proposals for the implementation of Law 10,639/2003 is considered problematic. Therefore, the study focused on the Afro-Brazilian manifestations of the congada in the search to identify Mathematics content that is part of the participants' practices. The investigation focuses on the following question: How could the Mathematics found in Congado's percussive instruments and other artifacts help Mathematics teachers in the search for Anti-Racist education? The research was conducted focusing on three stages: (a) studying the knowledge and practices of congada demonstrations in the city of Ituiutaba-MG; (b) observe in a participatory way the meetings, auctions and suit rehearsals when carrying out the demonstrations and (c) seek relationships from the production of data between the theories of the Ethnomathematics Program and Decolonial theories. Data were collected through semi-structured interviews with eight members distributed among the congada confraternities. The analysis took place through the interpretation of narratives and through participatory observation during meetings, rehearsals and suit auctions. The study enabled us to understand how the congada manifestations in the city of Ituiutaba - MG have resisted over time with the practices and knowledge traditionally shared from the oldest to the youngest. The congada demonstrations have become a cultural heritage of the city. Finally, mathematical practices carried out during the demonstrations were identified in a way that contributed to the preparation of the Practical Guide for teachers as an educational product of this investigation. This product aimed to help mathematics teachers to seek anti-racist education and recognize mathematics that is associated with the African and Afro-Brazilian congada culture.
Palavras-chave: Congada
Congada
Etnomatemática
Ethnomathematics
Decolonialidade
Decoloniality
Pensamento Crítico
Critical Thinking
Etnografia
Ethnography.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Assunto: Ciência - Estudo ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: SANTOS, Renê Aparecido. As manifestações da Congada e a educação matemática antirracista. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.374.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.374
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42053
Data de defesa: 17-Abr-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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