Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42053
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, Renê Aparecido-
dc.date.accessioned2024-08-05T18:22:55Z-
dc.date.available2024-08-05T18:22:55Z-
dc.date.issued2024-04-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Renê Aparecido. As manifestações da Congada e a educação matemática antirracista. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.374.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42053-
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of an ethnographic research that investigated the relationship between the knowledge of the congada culture and the teaching of Mathematics. In this study, the author's concern in the search for pedagogical proposals for the implementation of Law 10,639/2003 is considered problematic. Therefore, the study focused on the Afro-Brazilian manifestations of the congada in the search to identify Mathematics content that is part of the participants' practices. The investigation focuses on the following question: How could the Mathematics found in Congado's percussive instruments and other artifacts help Mathematics teachers in the search for Anti-Racist education? The research was conducted focusing on three stages: (a) studying the knowledge and practices of congada demonstrations in the city of Ituiutaba-MG; (b) observe in a participatory way the meetings, auctions and suit rehearsals when carrying out the demonstrations and (c) seek relationships from the production of data between the theories of the Ethnomathematics Program and Decolonial theories. Data were collected through semi-structured interviews with eight members distributed among the congada confraternities. The analysis took place through the interpretation of narratives and through participatory observation during meetings, rehearsals and suit auctions. The study enabled us to understand how the congada manifestations in the city of Ituiutaba - MG have resisted over time with the practices and knowledge traditionally shared from the oldest to the youngest. The congada demonstrations have become a cultural heritage of the city. Finally, mathematical practices carried out during the demonstrations were identified in a way that contributed to the preparation of the Practical Guide for teachers as an educational product of this investigation. This product aimed to help mathematics teachers to seek anti-racist education and recognize mathematics that is associated with the African and Afro-Brazilian congada culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCongadapt_BR
dc.subjectCongadapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectPensamento Críticopt_BR
dc.subjectCritical Thinkingpt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEthnography.pt_BR
dc.titleAs manifestações da Congada e a educação matemática antirracistapt_BR
dc.title.alternativeThe Congada manifestations and anti-racist mathematics educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Leandro de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067368221469057pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação apresenta-se os resultados de uma pesquisa de características etnográfica que investigou relações dos saberes da cultura da congada com o ensino da Matemática. Nesse estudo toma-se como problemática a inquietação do autor na busca de propostas pedagógicas para implementação da Lei 10.639/2003. Por isso, o estudo debruçou-se sobre as manifestações afro-brasileiras da congada na busca por levantar conteúdos de Matemática que fazem parte das práticas dos participantes. A investigação recai sobre a seguinte questão: Como a Matemática existente nos instrumentos percussivos do Congado e em outros artefatos poderiam auxiliar professores de Matemática na busca por uma educação Antirracista? A pesquisa foi conduzida com foco em três etapas: (a) estudar os saberes e os fazeres das manifestações da congada na cidade de Ituiutaba-MG; (b) observar de forma participativa os encontros, leilões e ensaios dos ternos ao realizar as manifestações e (c) buscar relações a partir da produção de dados entre as teorias do Programa Etnomatemática e as teorias Decoloniais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com oito integrantes distribuídos entre as confrarias da congada. A análise se deu na interpretação das narrativas e pela observação participativa durante a realização dos encontros, ensaios e leilões dos ternos. O estudo nos possibilitou compreender como as manifestações da congada na cidade de Ituiutaba - MG vem resistindo no decorrer do tempo com os fazeres e os saberes compartilhados tradicionalmente dos mais velhos aos mais novos. As manifestações da congada tornaram-se um patrimônio cultural da cidade. Por fim, práticas matemáticas realizadas durante as manifestações foram identificadas de modo que contribuiu para a elaboração do Guia Prático para professores como produto educacional dessa investigação. Esse produto teve como meta auxiliar professores de matemática a irem em busca de uma educação antirracista e a reconhecer a matemática que está associada a cultura africana e afro-brasileira da congada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration210pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.374pt_BR
dc.crossref.doibatchid84621cd9-4105-4d69-a599-aba51dbbbb22-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GuiaParaProfessores.pdfProduto Educacional30.27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
ManifestaçõesdaCongada.pdfDissertação37.25 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons