Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42051
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Constituindo-nos professores no contexto da pandemia: Experiências de pibidianos egressos e de uma supervisora do PIBID |
Título(s) alternativo(s): | Constituindo-nos professores no contexto da pandemia: Experiências de pibidianos egressos e de uma supervisora do PIBID |
Autor(es): | Freitas, Fabiana Ferreira |
Primeiro orientador: | Sousa, Valeska Virgínia Soares |
Primeiro membro da banca: | Mello, Dilma Maria de |
Segundo membro da banca: | Santos, Elaine Maria |
Resumo: | Ao considerar as modificações causadas pela pandemia da Covid-19, o impacto devastador no setor da educação a partir de 2020, a reconfiguração estipulada pelo governo para retomar as atividades escolares através das Atividades Educacionais Remotas Emergenciais, o presente trabalho tem o intuito de apresentar como resultados de pesquisa as contribuições para investigações sobre como o ensino remoto emergencial afetou professores supervisores e em formação dos Subprojetos do Pibid e discutir as implicações deste novo formato para o processo de formação inicial dos futuros docentes. Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo geral compreender narrativamente experiências docentes vividas por dois professores em formação e uma professora supervisora no subprojeto Pibid inglês/espanhol no período da pandemia de outubro de 2020 a abril de 2022. Os objetivos específicos foram: discutir as histórias de dois participantes egressos com relação às atividades desenvolvidas remotamente no projeto Pibid Inglês/Espanhol e narrar e discutir as minhas histórias como professora supervisora do Pibid no período da pandemia. Na tentativa de compreender e estudar mais sobre essas implicações, proponho um estudo pelo caminho teórico-metodológico segundo Clandinin e Connelly (2000; 2015). Para compor os textos de campo, utilizo narrativas de dois pibidianos egressos e minhas próprias narrativas e componho sentidos dessas narrativas seguindo a proposta de Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001). Escolhi desenvolver este estudo na escola da rede pública estadual em que eu trabalho há oito anos com o Ensino Médio. Participaram dessa pesquisa três pessoas, sendo: dois estudantes egressos do Pibid, e eu, a professora pesquisadora e professora de Língua Inglesa. Compreendo que as experiências narradas podem me auxiliar a entender aspectos importantes das experiências vividas por mim e pelos participantes do Pibid no período da pandemia. Para uma compreensão mais ampla do contexto, discorro sobre algumas noções iniciais sobre o Pibid, apresento o Pibid, seus atores e seus papéis dentro do programa, o Pibid e o contexto de pandemia e algumas informações sobre o Pibid em Língua Inglesa. No final da pesquisa compreendi que as experiências narradas puderam me auxiliar a entender aspectos importantes das experiências vividas por mim e pelos participantes do Pibid no período da pandemia. |
Abstract: | When considering the changes caused by the Covid-19 pandemic, the devastating impact on the education sector from 2020 onwards, the reconfiguration stipulated by the government to resume school activities through Emergency Remote Educational Activities, the present work aims to present as research results the contributions to investigations on how emergency remote teaching affected supervising and training teachers of the Pibid Subprojects and to discuss the implications of this new format for the initial training process of future teachers. This master's research aims to narratively understand teaching experiences lived by two teachers in training and a supervising teacher in the English/Spanish Pibid subproject in the pandemic period from October 2020 to April 2022. The specific objectives were to discuss the stories of two former participants in relation to the activities developed remotely in the Pibid English/Spanish project and to narrate and discuss my stories as a supervising teacher of Pibid in the pandemic period. In an attempt to understand and study more about these implications, I propose a study through the theoretical-methodological path according to Clandinin and Connelly (2000; 2011). To compose the field texts, I use narratives of two former Pibidians and my own narratives and I compose meanings of these narratives following the proposal of Ely, Vinz, Downing and Anzul (2001). I chose to develop this study in the state public school where I have been working for eight years with High School. Three people participated in this research: two students who graduated from Pibid, and me, the research teacher and English language teacher. I understand that the experiences narrated can help me understand important aspects of the experiences lived by me and the Pibid participants during the pandemic period. For a broader understanding of the context, I discuss some initial notions about Pibid, present Pibid, its actors and their roles within the program, Pibid and the pandemic context and some information about Pibid in English. At the end of the research, I understood that the experiences narrated could help me understand important aspects of the experiences lived by me and by the Pibid participants during the pandemic period. |
Palavras-chave: | Professora supervisora Pibid Formação de professores Pesquisa narrativa Ensino remoto emergencial Pibid supervising teacher Teacher training Narrative inquiry Emergency remote learning |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Assunto: | Linguística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | FREITAS, Fabiana Ferreira. Constituindo-nos professores no contexto da pandemia: Experiências de pibidianos egressos e de uma supervisora do PIBID. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5042. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5042 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42051 |
Data de defesa: | 27-Fev-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Constituindo-nosProfessores.pdf | Dissertação | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.