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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42013
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Educação, Escola Unitária e transformação social |
Autor(es): | Benatti, Valentina Moretto |
Primeiro orientador: | Morais, Sérgio Paulo |
Primeiro membro da banca: | Mendonça, Núbia Tortelli |
Segundo membro da banca: | Fávero, Douglas Gonsalves |
Resumo: | Esta monografia, apresentada no curso de história da Universidade Federal de Uberlândia, é resultado de uma pesquisa que busca compreender, através das perspectivas marxistas a função histórica da escola, desde sua origem no trabalho humano, até sua evolução ao longo dos anos. O objetivo principal é realizar uma crítica à escola no contexto do sistema capitalista, argumentando que este contribui significativamente para a precariedade da educação, especialmente para os estratos mais desfavorecidos da sociedade. A metodologia empregada consistiu em uma revisão bibliográfica sobre a história da educação e algumas teorias marxistas relacionadas. A pesquisa examina a proposta de uma "Escola Unitária", conforme articulada por Gramsci, contextualizando-a dentro do debate educacional. Conclui-se que a educação é intrinsecamente relacionada às estruturas econômicas e sociais, sendo moldada pelas relações de produção. Enquanto o sistema capitalista prevalecer, é improvável que ocorram mudanças significativas na qualidade e na natureza emancipatória da educação. |
Abstract: | This monograph, presented in the History course at the Federal University of Uberlândia, results from research aiming to understand, through Marxist perspectives, the historical function of schools, from their origins in human labor to their evolution over the years. The main objective is to critically assess the school within the context of the capitalist system, arguing that it significantly contributes to the precariousness of education, especially for the most disadvantaged strata of society. The methodology employed consisted of a literature review on the history of education and some related Marxist theories. The research examines the proposal of a "Unitary School," as articulated by Gramsci, contextualizing it within the educational debate. It is concluded that education is intrinsically related to economic and social structures, being shaped by production relations. As long as the capitalist system prevails, significant changes in the quality and emancipatory nature of education are unlikely to occur. |
Palavras-chave: | Emancipação social Marxismo Educação Escola unitária |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BENATTI, Valentina Moretto. Educação, Escola Unitária e transformação social. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42013 |
Data de defesa: | 12-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
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EducaçãoEscolaUnitária.pdf | Valentina Benatti (Monografia) | 609.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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