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dc.creatorBenatti, Valentina Moretto-
dc.date.accessioned2024-08-01T18:13:34Z-
dc.date.available2024-08-01T18:13:34Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationBENATTI, Valentina Moretto. Educação, Escola Unitária e transformação social. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42013-
dc.description.abstractThis monograph, presented in the History course at the Federal University of Uberlândia, results from research aiming to understand, through Marxist perspectives, the historical function of schools, from their origins in human labor to their evolution over the years. The main objective is to critically assess the school within the context of the capitalist system, arguing that it significantly contributes to the precariousness of education, especially for the most disadvantaged strata of society. The methodology employed consisted of a literature review on the history of education and some related Marxist theories. The research examines the proposal of a "Unitary School," as articulated by Gramsci, contextualizing it within the educational debate. It is concluded that education is intrinsically related to economic and social structures, being shaped by production relations. As long as the capitalist system prevails, significant changes in the quality and emancipatory nature of education are unlikely to occur.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEmancipação socialpt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola unitáriapt_BR
dc.titleEducação, Escola Unitária e transformação socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Núbia Tortelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0982372893559763pt_BR
dc.contributor.referee2Fávero, Douglas Gonsalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844921767942619pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia, apresentada no curso de história da Universidade Federal de Uberlândia, é resultado de uma pesquisa que busca compreender, através das perspectivas marxistas a função histórica da escola, desde sua origem no trabalho humano, até sua evolução ao longo dos anos. O objetivo principal é realizar uma crítica à escola no contexto do sistema capitalista, argumentando que este contribui significativamente para a precariedade da educação, especialmente para os estratos mais desfavorecidos da sociedade. A metodologia empregada consistiu em uma revisão bibliográfica sobre a história da educação e algumas teorias marxistas relacionadas. A pesquisa examina a proposta de uma "Escola Unitária", conforme articulada por Gramsci, contextualizando-a dentro do debate educacional. Conclui-se que a educação é intrinsecamente relacionada às estruturas econômicas e sociais, sendo moldada pelas relações de produção. Enquanto o sistema capitalista prevalecer, é improvável que ocorram mudanças significativas na qualidade e na natureza emancipatória da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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