Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41981
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8815-0200
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Um estudo de caso sobre desafios de professoras de língua portuguesa no ensino remoto emergencial (2020-2021): Reflexões sobre tecnologias digitais, materiais didáticos e avaliação
Alternate title (s): A case study on challenges faced by Portuguese language teachers during emergency remote teaching (2020-2021): Reflections on digital technologies, teaching materials, and assessment
Author: Silva, Giovane Batista
First Advisor: Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva
First member of the Committee: Ribas, Fernanda Costa
Second member of the Committee: Paris, Larissa Giacometti
Summary: O propósito desta pesquisa foi identificar e analisar os desafios enfrentados por duas professoras em suas práticas pedagógicas, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), na época da pandemia de Covid-19, no que diz respeito ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com um enfoque específico no ensino da Língua Portuguesa (LP). Além disso, buscamos discutir o potencial ou não dessas tecnologias digitais para enfrentar os desafios identificados. Para atingir esse objetivo, realizamos um estudo de caso, considerando as experiências das professoras participantes e suas práticas no ERE. Este estudo concentrou-se especificamente nos dizeres das professoras do componente curricular de LP, que atuavam nos Anos Finais do Ensino Fundamental – Anos Finais, em uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, a partir dos quais foram desenvolvidas análises interpretativas dos dados. A hipótese que orientou nossa pesquisa sugeria que o ERE, aliado às TDIC, poderia se estabelecer como uma alternativa viável diante da pandemia de COVID19. No entanto, essa conjectura foi parcialmente confirmada, pois, de acordo com a visão das professoras pesquisadas, surgiram diversos problemas tanto na implementação do ERE quanto na execução do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP).Utilizamos como principais referências teóricas, pesquisas na área da Linguística Aplicada (LA) e estudos que articulam linguagens e as TDIC, materiais didáticos (MD) e avalição no ERE. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e interpretativa, empregando um estudo de caso. Por meio dele, conduzimos questionários e entrevistas semiestruturadas com as professoras participantes. Posteriormente, realizamos a análise dos dados sob a perspectiva da LA, identificando três categorias principais que consideramos como desafios: o uso de TDIC, o trabalho com MD e a avaliação. Acreditamos que os resultados deste estudo tenham o potencial de oferecer uma contribuição significativa para pesquisas futuras, uma vez que nossos dados revelaram as experiências e os desafios enfrentados pelas participantes. Esse conhecimento pode, por sua vez, servir de guia para o desenvolvimento de outras estratégias educacionais e políticas em situações de crise, como a pandemia da Covid-19.
Abstract: The purpose of this research was to identify and analyze the challenges faced by two teachers in their pedagogical practices within the context of Emergency Remote Teaching (ERT) during the Covid-19 pandemic, particularly concerning the use of Information and Communication Technologies (DICT), with a specific focus on Portuguese Language (LP) instruction. Additionally, we aimed to discuss the potential, or lack thereof, of these digital technologies in addressing the identified challenges. To achieve this objective, we conducted a case study, considering the experiences of the participating teachers and their practices in ERT. This study specifically focused on the statements of teachers in the LP discipline, working with students in the Final Years of Middle School at a public school in the state of Minas Gerais, Brazil. Interpretative analyses of the data were developed based on their input. The hypothesis guiding our research suggested that Emergency Remote Teaching (ERT), coupled with Information and Communication Technologies (DICT), could establish itself as a viable alternative amid the Covid-19 pandemic. However, this conjecture was only partially confirmed, as per the perspective of the surveyed teachers, who reported various challenges in both the implementation of ERT and the execution of the Special Non-Presential Activities Regime (SNPAR). Our main theoretical references included research in the field of Applied Linguistics (AL) and studies that connect languages and DICT, as well as instructional materials (IM) and assessment in ERT. The methodology adopted was qualitative and interpretative, employing a case study approach. Through this, we conducted questionnaires and semi-structured interviews with the participating teachers. Subsequently, data analysis from an AL perspective identified three main categories considered as challenges: the use of DICT, working with IM, and assessment. We believe that the results of this study have the potential to make a significant contribution to future research, as our data revealed the experiences and challenges faced by the participants. This knowledge, in turn, can serve as a guide for the development of other educational strategies and policies in crisis situations, such as the Covid-19 pandemic.
Keywords: Ensino Remoto Emergencial
Emergency Remote Teaching
Desafios docentes
Teaching challenges
TDIC
DICT
Língua Portuguesa
Portuguese Language
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Subject: Linguística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: SILVA, Giovane Batista. Um estudo de caso sobre desafios de professoras de língua portuguesa no ensino remoto emergencial (2020-2021): Reflexões sobre tecnologias digitais, materiais didáticos e avaliação. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.213.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.213
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41981
Date of defense: 26-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Umestudodecaso.pdfDissertação4.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.